ET ou drone? Saiba o que pode ser o fenômeno visto no céu de Campo Grande
Entre as sugestões, moradores indicam que o “fenômeno” pode ser um drone ou avião por volta das 20h de segunda-feira
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Imagens de um objeto luminoso no céu de Campo Grande, captados na noite de segunda-feira (6) e fortemente compartilhado nas redes sociais, têm deixado moradores de vários bairros da capital sul-mato-grossense intrigados sobre o que o OVNI (Objeto Voador Não Identificado) pode ser.
Isso porque Mato Grosso do Sul tem certa fama em relação a avistamentos e virou um berço de pesquisas ufológicas, com direito à aparição coletiva no Morenão e até o midiático ET Bilu, que viveria em Corguinho. Contudo, o avistamento pode se tratar apenas do trem de satélites Starlink, de Elon Musk.
Apesar de não ter como identificá-lo pela distância, moradores indicam que pode ser um drone ou avião. “Aqui no Santa Emília, eu e meu filho vimos”, disse um. “Vi no Aero Rancho, mas sumiu do nada”, escreveu outro. Outros moradores de cidades próximas também comentaram em publicações. “Em Dois Irmãos do Buriti também vi”, descreveu um. “Sidrolândia também”, escreveu outro.
O avistamento a olho nu, portanto, também foi possível em vários outros estados brasileiros, como no sul e sudeste. A pista de que podem ser satélites enfileirados vem via aplicativos de monitoramento, como o Satellite Tracker, no qual é possível notar a volta pela órbita, no hemisfério sul.
‘Fenômeno’?
Em Mato Grosso do Sul, o horário do avistamento aconteceu por volta das 20h. Já em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, o Observatório do Bate-Papo Astronômico registrou o momento com precisão do grupo G6-71 de satélites Starlink, recém-lançado pela SpaceX.
No vídeo capturado pela equipe, a fileira de 24 satélites aparece se deslocando ao sudoeste, ainda muito agrupada, devido ao recente lançamento, compartilhado pela página Impressionante Santa Maria.
O que é a Starlink?
A Starlink é um sistema de satélites espalhados pelo mundo para proporcionar serviço de internet de alta velocidade de forma remota, desenvolvido e construído pela SpaceX, empresa de Elon Musk.
Conforme a Star Walk, os satélites são lançados em órbita em lotes, cada lote contendo entre 15 e 56 satélites. No início de 2024, há quase 6.000 satélites Starlink em órbita. Eventualmente, a SpaceX planeja construir uma constelação massiva de 12.000 satélites, com uma expansão possível para 42.000 satélites mais tarde.
Contudo, os eventos luminosos são vários satélites lançados na órbita. “Em certo momento, cada satélite sobe para sua órbita operacional. Para os observadores, isso significa que eles se separam da linha. Uma vez que alcançam essa órbita, eles se tornam muito mais difíceis de distinguir no céu. No entanto, ainda podem ser vistos com óptica ou capturados em câmeras” descreve a Star Walk.
Sendo assim, os satélites são confundidos com fenômenos OVNI (Objeto Voador Não Identificado) pela sua aparência bastante incomum.
Confira os vídeos:
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Acidente na Avenida Pantaneta, em Aquidauana, envolveu cinco veículos
- VÍDEO: Câmera de segurança registra execução de rapaz no Residencial Mário Covas
- Homem encontrado morto em meio a sacos plásticos havia saído para comprar cigarro
- VÍDEO: Sucuri grávida aparece morta em rodovia e inúmeros filhotes ficam espalhados pela pista
Últimas Notícias
Morre Jean-Marie Le Pen, ex-líder da extrema direita francesa
Político concorreu cinco vezes à presidência da França
Governador em exercício, Barbosinha faz 1ª reunião com vereadores para tratar de municipalismo
Cerca de 20 vereadores participaram do encontro e apresentaram sugestões de investimentos
Grêmio anuncia o lateral-direito João Lucas como o primeiro reforço para 2025
João Lucas, que defendeu o Juventude por empréstimo em 2024, assinou com o clube gaúcho por três anos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.