Dois caminhões que passavam pela Joaquim Murtinho, em Campo Grande, derrubaram fios de internet. Os incidentes ocorreram na tarde desta terça-feira (29).
Conforme relatos, por volta das 13h30, um caminhão-cegonha que seguia pela Joaquim Murtinho, sentido à Avenida Fernando Corrêa da Costa, passou e arrastou alguns fios de internet. Poucos minutos depois, um caminhão-baú que seguia em direção à Rua Chaadi Scaff também passou e danificou a fiação.
“Foram dois caminhões. Um na sequência do outro e quase arrebentaram tudo. Quase levaram o poste”, relata o pintor Silvio Cardoso, de 52 anos, que estava pelo local e presenciou os dois incidentes.
A situação chamou atenção e reacendeu a preocupação de moradores e comerciantes da região. Segundo relatos, o problema ocorre com frequência e, geralmente, resulta na falta de internet.
“Direto passa caminhão arrebentando os fios. Arrumaram esses fios ontem, porque, na semana passada, uma carreta passou e derrubou também”, ressalta o vendedor autônomo Jonathan Felipe, de 29 anos, que trabalha na região desde janeiro.
Apesar de derrubar as linhas de transmissão, não houve interrupção dos serviços.
Carretas e caminhões em vias urbanas
O Código de Trânsito Brasileiro e suas resoluções determinam limites claros: a largura máxima permitida é de 2,60 metros e a altura máxima é de 4,40 metros. Qualquer veículo que ultrapasse essas dimensões deve portar uma AET.
Em 2025, somente 20 AETs foram emitidas para circulação de caminhões em áreas centrais de Campo Grande, todas elas destinadas a obras pontuais ou serviços considerados urgentes. As autorizações estabelecem limite de horário, trajeto e finalidade específica, sendo o descumprimento passível de autuação, conforme previsto no CTB.
“Os critérios adotados para concessão da AET levam em consideração a urgência da solicitação e a relevância social da atividade”, informou a Agetran.
Em Campo Grande, as restrições à circulação de caminhões na região central estão em vigor desde abril de 2010 e visam organizar o tráfego e garantir mais segurança nas vias urbanas.
Confira as normas:
- Veículos leves (até 1 tonelada) – livre circulação;
- VUC (Veículo Urbano de Carga) até 5,1 toneladas – das 20h às 10h;
- Veículos de transporte de bebidas até 12 toneladas – das 20h às 9h;
- Veículos leves de carga até 12,5 toneladas – das 20h às 7h;
- Caminhões-caçamba até 16 toneladas – das 20h às 6h30;
- Veículos pesados até 18 toneladas – das 20h às 6h.
Aos sábados, há flexibilização, e a circulação desses veículos é permitida a partir das 14h. Domingos e feriados contam com tráfego livre para todos os tipos de veículos.
O decreto municipal (nº 11.178), que determina normas para organizar o tráfego no Centro da cidade considera como área central os seguintes trechos:
- Av. Presidente Ernesto Geisel entre Av. Fernando Corrêa da Costa e Av. Mato Grosso;
- Av. Mato Grosso entre Av. Presidente Ernesto Geisel e Rua José Antônio;
- Rua José Antônio entre Av. Mato Grosso e Rua 7 de Setembro;
- Rua 7 de Setembro entre Rua José Antônio e Rua Padre João Crippa;
- Rua Pe. João Crippa entre Rua 7 de Setembro e Av. Fernando Corrêa da Costa;
- Av. Fernando Corrêa da Costa entre Rua Pe. João Crippa e Av. Presidente Ernesto Geisel.
*Com informações de Rodrigo Santos e Lethycia Anjos.
Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!
Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!
E você pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.
Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.
***