Pular para o conteúdo
Cotidiano

UFMS promove coleta de lixo eletrônico com foco em prática acadêmica e sustentabilidade

Materiais entregues na Universidade são avaliados para possível conserto ou para destinação correta em caso de necessidade de descarte
Osvaldo Sato, Aline Machado -
Acadêmicos praticam conhecimentos teóricos adquiridos (Foto: Madu Livramento)

Todo mundo tem um eletrônico abandonado em um canto da casa, sem utilidade e que não sabe onde, nem como, descartar. Para ajudar nesta questão, a (Universidade Federal de ) promove a Semana de Arrecadação do Lixo Eletrônico, de 1 1a 15 de agosto, em todos os seus campus.

A iniciativa, que visa promover a reutilização e a destinação correta de equipamentos, é resultado de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Cidadania e Sustentabilidade (Procids) e a Faculdade de Computação (Facom). O evento está aberto tanto para a comunidade acadêmica quanto para a população em geral.

A arrecadação, que acontece há quatro anos na Faculdade de Computação e, agora, foi expandida para toda a universidade, serve como uma plataforma para os alunos colocarem em prática o conhecimento adquirido em sala de aula. Eles são responsáveis por analisar os materiais doados, consertar o que é possível e separar o que precisa ser descartado ou reciclado.

Alunos em ação

Os estudantes da Facom, de diversos cursos, trabalham na coleta e no conserto dos equipamentos. Alexandre Libório da Fonseca, acadêmico de 26 anos de Engenharia de Computação, explicou que a coleta é essencial para dar um destino adequado a componentes que não podem ser descartados no lixo comum, como baterias.

“Alguns materiais precisam de uma coleta específica, por exemplo, baterias não podem ser jogadas fora no lixão, têm que ir para um lugar específico”, disse Alexandre. Ele ressaltou que muitos eletrônicos ainda funcionam e são levados a uma empresa parceira para serem reutilizados, enquanto os danificados são reciclados para se tornarem outros produtos.

Gabriel Willye, de 21 anos, aluno de Sistemas de Informação, detalhou o processo de reaproveitamento. “Alguns [equipamentos] chegam aqui em um estado não tão bom, e alguns a gente consegue recuperar, consegue desmontar a peça de um, pegar um pedaço de outro, a bateria de um, e montar um elemento que funciona”, afirmou. Ele contou que os próprios alunos muitas vezes reutilizam os materiais, e que produtos recuperados já foram entregues a pessoas da comunidade.

Conscientização ambiental

O diretor de sustentabilidade da UFMS, Leonardo Chaves, destacou que a iniciativa é uma forma de colocar em prática o aprendizado. “O que eles aprendem na sala de aula, hoje eles colocam em prática durante toda essa semana, mexendo em placas, fazendo o que não funciona funcionar”, explicou.

A pró-reitora de Cidadania e Sustentabilidade, Vivina Dias Sol Queiroz, reforçou a importância da destinação correta dos resíduos. “É um equipamento que tem resíduos que são altamente tóxicos para o ambiente, então isso não pode ser descartado de qualquer forma”, alertou. Ela enfatizou que a população precisa de um local adequado para descarte, para evitar danos ambientais. “Nós estamos com essa ação em todos os nossos campi, de onde você estiver, pense que vocês têm um lugar onde podem descartar corretamente o lixo eletrônico”, completou.

(Fotos: Madu Livramento, Midiamax)

Itens aceitos

A lista de itens que podem ser doados é extensa e inclui celulares, notebooks, tablets, monitores, impressoras, câmeras, fones de ouvido, eletrodomésticos, entre outros. Apenas televisores de tubo e lâmpadas não serão aceitos.

Vivina aproveitou para orientar a população sobre o que fazer com o lixo eletrônico quando o evento não estiver acontecendo. A recomendação é buscar locais que recebem esse tipo de resíduo, como pontos de reciclagem.

A diretoria de sustentabilidade da UFMS também se coloca à disposição para orientar a população, por meio do telefone (67) 3345-7750. A semana de arrecadação se encerra nesta sexta-feira (15), às 19h.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Suspeito pela morte de jovem encontrada em matagal pode estar escondido na Bolívia

Duas semanas após incêndio de grandes proporções, fumaça volta a tomar conta de aterro do Jardim Noroeste

Trump defende Bolsonaro e diz que Brasil é um dos ‘piores parceiros comerciais’

Foto: Divulgação

Anatel retira obrigatoriedade de prefixo 0303 para ligações de telemarketing

Notícias mais lidas agora

Preso com Claudinho Serra, empreiteiro ganha contrato de R$ 15 milhões na Agesul

Empresário que mora no Damha e tem cavalos de R$ 200 mil é ‘cabeça’ de quadrilha alvo da PF

TAJ Condomínio Resort chega em Campo Grande com conceito de ‘férias para vida toda’

Em média, 141 pessoas trocam de nome por ano em MS em cartórios de registro civil

Últimas Notícias

Cotidiano

MS segue em nível de atenção para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Dados são do último boletim da Fiocruz, que revela grupo de 15 unidades da Federação que apresentam incidência de SRAG em níveis de alerta, risco ou alto risco

Brasil

Prefeito de São Bernardo do Campo (SP) é afastado após operação da PF

Marcelo Lima é suspeito de participar de esquema de corrupção

Cotidiano

Adriane Lopes entrega 1.400 certificados do Primt e celebra inclusão social

Primt é o Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho e abre possibilidades de qualificação e recolocação profissional

Transparência

Câmara em MS com quase todos os servidores recebendo adicional entra na mira do MP

Inquérito quer saber justificativas para vantagens