Programa “UEMS Acolhe” oferece 60 horas de aulas presenciais em sete para migrantes no estado. Conforme a UEMS, estão abertas as inscrições para a segunda turma do curso gratuito de português para imigrantes, oferecido no “Espaço do Saber” da SRTE/MS (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Mato Grosso do Sul).
Ainda segundo a UEMS, a iniciativa visa capacitar imigrantes que chegam ou já vivem no estado, facilitando a comunicação, o acesso a serviços e ampliando suas oportunidades de inclusão social e no mercado de trabalho.
O curso faz parte do programa de extensão “UEMS Acolhe”, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), e terá duração de 12 semanas, totalizando 60 horas/aula presenciais, distribuídas em sete cidades: Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Dourados, Nova Andradina, Naviraí e Sidrolândia.
Na capital, as aulas começam em 27 de agosto, no Espaço do Saber, com turmas nos períodos matutino (9h às 11h30) e vespertino (14h às 16h30), ministradas por voluntários da UEMS. São 30 vagas por período, com encontros sempre às quartas-feiras.
As inscrições são gratuitas, e o curso é oferecido em três níveis:
Básico: para quem ainda não fala português;
Intermediário: para quem já tem noções de fala e escrita;
Avançado: para quem deseja aperfeiçoar o domínio do idioma.
Ainda de acordo com a UEMS, até o momento, mais de 4 mil migrantes e refugiados de 35 nacionalidades, como venezuelanos, haitianos, colombianos, senegaleses e egípcios, foram beneficiados. Somente no primeiro semestre de 2025, 246 alunos concluíram o curso e receberam certificados reconhecidos como comprovação oficial de proficiência em português, válidos para processos de naturalização no Brasil.
Os interessados devem se inscrever pelo link: https://forms.gle/hmPfo99oFnKxx1qt9.
Mais informações pelo e-mail uemsacolhe@uems.br ou pelo WhatsApp (67) 3901-1888.
Serviço
Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do MS
Telefone: (67) 3901-3008 / 3901-3014
Local: Rua 13 de Maio, 3.214 – Centro, Campo Grande-MS
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h