Pular para o conteúdo
Cotidiano

UEMS está com inscrições abertas para curso de português voltado a migrantes internacionais

Curso será presencial nas cidades de Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Dourados e Nova Andradina, entre março e junho de 2025
Osvaldo Sato -
Registro da formatura do ano de 2023 (Foto: Asco, UEMS)

Estão abertas até o dia 10 de março as inscrições para o curso de Português para Migrantes Internacionais, oferecido pela ( Estadual de ). Esta capacitação faz parte do programa de extensão universitária “UEMS Acolhe”, que já beneficiou mais de 2,5 mil migrantes e refugiados de 35 nacionalidades.

O curso será presencial nas cidades de Campo Grande, , Corumbá, e Nova Andradina, entre março e junho de 2025, com carga horária de 60 horas divididas em 15 semanas.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponibilizado em ambiente on-line. Os formulários estarão disponíveis também em via física, nos polos de aulas.

Para efetuar a inscrição, os seguintes documentos podem ser apresentados, mas segundo a coordenação do curso, a falta de documentos não deve ser um impeditivo para realização do curso:

  • Protocolos de Solicitação de Refúgio;
  • CRNM (Carteira de Registro Nacional Migratório);
  • Protocolo de CRNM (Carteira de Registro Nacional Migratório);
  • CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • Documentos emitidos no país de origem, como passaporte, carteira de identidade ou outros documentos equivalentes.

Os cursos serão oferecidos desde o nível básico, para migrantes internacionais recém-chegados, sem conhecimento da língua portuguesa; nível intermediário, para migrantes internacionais com noções básicas de fala e escrita em português; e nível avançado, para migrantes internacionais que possuem algum grau de domínio da língua portuguesa e desejam aprimorar suas habilidades.

O coordenador enfatiza que o curso de Português como Língua de Acolhimento é totalmente gratuito. Além disso, o certificado emitido pode ser utilizado como certificado oficial de proficiência em língua portuguesa para fins de naturalização. O certificado é assinado pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UEMS.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail uemsacolhe@uems.br ou pelo WhatsApp: (67) 3901-1888.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motta anuncia votação de urgência para projeto de anistia a golpistas

Idoso acusado por estupro de netos em São Paulo é preso em MS

Lula sanciona lei contra adultização de crianças nas redes

329 Kg de cocaína em carga de milho que seria levada a Santos é apreendida em MS

Notícias mais lidas agora

João Resende, do Consórcio Guaicurus, foi indiciado por repasse de R$ 32 milhões a ‘empresa-irmã’

Promotor do MPMS denunciado por ‘amolecer’ investigação contra prefeito estica inquérito por mais um ano

Atingido a tiros por dupla em moto, um fica ferido e outro em estado grave na Nhanhá

CCJ do Senado aprova relatório que regulamenta reforma tributária

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Micro-ônibus fica destruído por incêndio na BR-262

O veículo estava próximo a uma unidade da própria empresa

Esportes

Palmeiras faz 1º tempo primoroso, some no 2º, mas ganha do River Plate na Libertadores

A partida de volta está agendada para a próxima quarta

Polícia

VÍDEO: Bombeiros combatem grande incêndio ao lado de condomínio no Jardim Veraneio

A informação é a de que o incêndio possa ter sido criminoso

Polícia

Atingido a tiros por dupla em moto, um fica ferido e outro em estado grave na Nhanhá

Os dois baleados foram socorridos por populares em um carro de passeio à UPA