Em memória às vítimas de acidentes e doenças do trabalho, o TRT-MS (Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região) realizará o evento gratuito “Riscos Psicossociais e a NR1” no dia 28 de abril, na sede da OAB/MS. A iniciativa integra o “Abril Verde”, campanha de saúde e segurança no trabalho.
O evento contará com palestras sobre a influência do senso comum no ambiente laboral e a perspectiva dos riscos psicossociais no trabalho, com foco na nova redação da NR1. O objetivo é fomentar a prevenção e promover ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis.
Dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho revelam um aumento de 19% nas notificações relacionadas ao trabalho em Mato Grosso do Sul em 2024, totalizando 14.158 casos. Campo Grande é a 25ª cidade com mais registros no país. Os principais agravos incluem acidentes graves, câncer, dermatoses, exposição a material biológico, intoxicações, LER/DORT, perda auditiva, pneumoconioses, transtornos mentais e acidentes envolvendo crianças e adolescentes.
O relatório também aponta um crescimento nos casos de adoecimento mental no trabalho em MS, com um aumento de 52% na concessão de benefícios previdenciários por saúde mental em 2024. Depressão e ansiedade representaram cerca de 63% dos afastamentos. Os setores com mais notificações são administração pública, serviços hospitalares e o setor bancário.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.