Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Tristeza e desespero’, relata moradora após enxurrada derrubar barracos na Av. Guaicurus

Ao menos quatro barracos foram destruídos pela água da enxurrada
Jennifer Ribeiro, Liana Feitosa -
Famílias pedem ajuda após chuva derrubar barracos (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

O temporal que atingiu na tarde de terça-feira (18) causou alagamentos em diversas áreas da cidade, deixando famílias desabrigadas, com inúmeros prejuízos materiais. Na , em uma área de ocupação, ao menos quatro barracos foram destruídos pela água.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Grace Kelly Costa, de 30 anos, mora na ocupação com seus seis filhos. Embora seu não tenha sido levado pela enxurrada, muitos dos pertences da família foram engolidos pela lama. Para ela, ver tantas famílias desesperadas, tentando salvar suas casas, foi uma cena desesperadora.

“Nesse momento não tenho nem palavras, de verdade. São famílias, são vidas. Aqui tem muitas famílias que esperam um amparo, um apoio e a gente não está recebendo. A gente não tem esperança, essa é a verdade. É um sentimento de abandono. Estou aqui porque eu tenho filho, eu tenho família, eu não tenho onde ficar. É por necessidade, entendeu? E quando essas coisas acontecem, quando não vemos as autoridades se preocupando, sentimos descaso, tristeza e desespero”, lamenta.

A moradora conta que até o ano passado trabalhava e recebia suporte da empresa para os filhos. No entanto, as crianças começaram a adoecer e não tinham com quem ficar. Então, para poder se dedicar aos cuidados com as crianças, ela deixou o emprego formal e passou a trabalhar com produção e venda de salgados, além da faxina. Parte do que conquistou com muito esforço, se perdeu na água.

“Começou descendo pouquinha água e de repente já era um monte, levando os barracos que ficavam ali. Isso aqui era tudo arrumadinho, mas a força da água levou tudo. Foi desesperador! Só deu tempo de pegar as crianças e sair, porque o risco aqui é iminente. Os vizinhos me apoiaram, me cederam um lugar para poder ficar, por causa das crianças. A gente está sem água, então os vizinhos deram esse suporte até a gente conseguir se organizar de novo”, explica.

Problema recorrente

Sempre que há chuva intensa em Campo Grande, a Avenida Guaicurus é uma das primeiras a apresentar problemas graves. Conforme Robson Rodrigues, pastor e comerciante na região, episódios como o registrado na terça-feira são recorrentes.

“Quando chove, as tubulações que têm ali não aguentam a vazão da água e por isso, a enxurrada invade a via na Avenida, as casas das famílias que estão aqui. Sou tapeceiro aqui há 8 anos, e a situação sempre foi essa. As famílias aqui precisam de ajuda, amparo, precisam de materiais para se reconstruir”, afirma.

Robson pontua que este é o momento para a comunidade contribuir com a doação de lonas, roupas, cobertores e itens básicos para a alimentação, já que tudo foi perdido.

“O ponto que quero frisar é que as famílias precisam de amparo. São cerca de 15 famílias, alguns não estão aqui porque foram dormir na casa dos familiares, porque não tinha como dormir aqui. Mas têm alguns pedindo socorro para a prefeitura, para o serviço social”.

Quer ajudar Grace Kelly? Entre em contato pelo número 67 99654-7108.

(Henrique Arakaki, Midiamax)
(Henrique Arakaki, Midiamax)
(Henrique Arakaki, Midiamax)

Caos na Avenida Guaicurus

Em meio ao caos, um vídeo enviado por um leitor à redação do Jornal Midiamax através do Fala Povo mostra um carro submerso pelas águas que tomaram conta da via. O veículo, arrastado pela correnteza, ficou completamente submerso.

Antes disso, o Corpo de Bombeiros foi acionado para realizar o resgate de duas vítimas, que estavam presas na enxurrada. Um motociclista e um morador, que buscava abrigo em árvores, se encontraram em um ponto crítico da Avenida Guaicurus.

O , ao tentar atravessar uma área mais alagada, não conseguiu seguir adiante e ficou preso, enquanto o morador lutava para não ser arrastado pela correnteza. As equipes de resgate usaram cordas ligadas a um caminhão para garantir a segurança dos dois, em uma operação delicada que exigiu rapidez e precisão.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Receita diz que não haverá obrigatoriedade na cobrança retroativa do IOF

Consumidores perderam, em média, R$ 610 com golpes em compras online em MS, aponta pesquisa

Israel pede desculpas após ataque a igreja católica que matou 3 pessoas em Gaza

Amigos lamentam morte de adolescente de 16 anos em Ribas do Rio Pardo

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Fim de semana será de tempo firme com queda de temperatura

Últimas Notícias

Polícia

Polícia encontra mais de 1 tonelada de maconha escondida em ilha no Porto Caiuá

Droga estava em uma ilha na região do Porto Caiuá, em Naviraí

Brasil

Juiz nega exclusão do vídeo de ‘chá revelação’ em que mulher denuncia traição do marido

Vídeo viralizou em todo o país

Trânsito

Trabalhadores que estavam desaparecidos são encontrados mortos após acidente na MS-145

Vítimas seriam funcionárias de uma usina de Rio Brilhante e estariam retornando para a casa, em Deodápolis

Brasil

Covid-19: Fiocruz confirma circulação de nova variante no Rio de Janeiro

RJ é o quarto estado brasileiro com a circulação da variante