Após vir à tona um vídeo onde um gato de estimação é supostamente atacado por uma onça-pintada, em uma chácara urbana localizada dentro da cidade de Aquidauana, em Mato Grosso do Sul, moradores das redondezas estão em estado de alerta.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Com a repercussão das imagens, moradores começaram a relatar sumiços de animais há pelo menos um mês nas propriedades vizinhas, e há quem diga que ficou cara a cara com o animal.
Moradora de uma chácara ao lado de onde o gato foi atacado relata que o cachorro da família desapareceu. Na época, não pensou na possibilidade de ser uma onça, mas após ver o vídeo, e ficar sabendo por outros vizinhos que o sumiço de animais está recorrente, passou a desconfiar.
A situação gerou ainda mais alarde, após a comunidade ficar sabendo que um casal avistou uma onça, durante pescaria. “A diretora disse que tem um casal de amigos dela que pesca aqui na ponte aqui, que um tempo atrás, viu mesmo. Disse que foi de bicicleta pescar, e ela só não gritou porque diz que acabou a voz. E foi até bom porque não assustou a onça. Mas diz que era onça mesmo. Era final do dia, mas o sol ainda tava forte, então ela garante que viu”, declara a moradora.
A mulher explica que a Vila Trindade, onde aconteceu o fato, está localizada ‘no final’ da cidade de Aquidauana, na região do Cerrado. Atrás das propriedades, também está localizado o córrego João Dias, que deságua no Rio Aquidauana. “O córrego aqui que passa aqui no fundo de casa, passa lá. E elas [onças] andam buscando água também. Realmente é uma preocupação, mas vamos tomar cuidado”, finaliza.
PMA descarta possibilidade
A PMA (Polícia Militar Ambiental) descarta que uma onça-pintada tenha sido responsável por rondar a casa e atacar o gato. Em nota enviada ao Jornal Midiamax, a PMA confirma que o gato foi morto por um animal silvestre, e considera “um incidente”.
Marcas de mordidas no corpo do bicho de estimação comprovariam que o ataque não foi realizado por uma onça. “Acredita-se que o ataque tenha sido cometido por uma jaguatirica ou um cachorro-do-mato (lobinho). Infelizmente, o gato retornou ferido à residência e, posteriormente, veio a óbito”.
Moradora garante que era onça
A microempreendedora Jucilene Mattos, dona da casa onde um gato foi atacado, afirma ter recebido a visita de uma onça por volta das 20h de quarta-feira (7). Após diligências no local, ela foi orientada pelas autoridades e agora pretende adotar medidas de segurança para evitar a aproximação de animais de grande porte à residência.
“Era uma onça. Pelo que vimos e pelo nosso conhecimento — não somos leigos — era uma onça-pintada. O animal entrou na minha varanda, mesmo ouvindo nossa conversa, para pegar meu gatinho. Ele invadiu o meu espaço”, relatou Jucilene.
Ela gravou vídeos que mostram parte da ação do animal, mas, devido à baixa iluminação, as imagens não permitem identificar com clareza a espécie envolvida.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.