Nos últimos dias, a internet brasileira foi inundada por um rumor: a Starlink, empresa de internet via satélite de Elon Musk, estaria oferecendo um serviço gratuito para celulares em agosto. Mas, ao que tudo indica, a novidade não chegou ainda ao território nacional.
Apesar da circulação de textos em redes sociais e até mesmo de supostas confirmações em grandes jornais, a equipe do Jornal Midiamax foi a campo para verificar. O teste foi feito em uma área rural a 15 km de Campo Grande, na saída para Cuiabá, onde o sinal de telefonia móvel já não existe. O resultado? Nenhum sinal da Starlink foi captado pelos celulares, mesmo após inúmeras tentativas.
Para Fábio Roberto, um motorista que trabalha na área, a realidade é clara: “aqui não pega nada. Só quem comprou o aparelho da Starlink consegue acessar a internet”. Ele admite que seria ótimo se o sinal chegasse para todos, mas, por enquanto, a única forma de se conectar é através do kit de antena e roteador da empresa.
O empresário João Minussi, que possui uma propriedade no local e já teve problemas com provedores de telefonia tradicionais, investiu no aparelho da Starlink para ter acesso à internet. Ele se mostra cético em relação à notícia de um serviço gratuito. “Pra mim é conversa. Coisa de política. Não vem nada”, afirma Minussi.
O que diz a Anatel?
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) afirmou em nota que a Starlink não possui autorização para oferecer serviços de internet gratuita via satélite para celulares no Brasil.
A tecnologia Direct to Cell (D2C), que permite a conexão direta de celulares aos satélites da empresa, está em fase experimental apenas em países como EUA e Nova Zelândia.
Para funcionar no Brasil, a Starlink precisaria de licenças específicas e do uso de radiofrequências, o que a empresa ainda não solicitou. Com isso e, pelo menos por enquanto, não deve se concretizar uma internet Starlink gratuita e para todos os celulares em agosto.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
***