Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sidrolândia decreta emergência na saúde por surto de doenças respiratórias

Aulas nos centros de educação infantil foram suspensas por dez dias
Adriel Mattos -
Sidrolândia (Foto: Arquivo/Midiamax)

A prefeitura de – cidade no centro de a 70 km de – decretou situação de emergência devido ao surto de doenças respiratórias. É a segunda cidade do Estado a tomar a medida após um aumento expressivo nos casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).

Conforme o decreto publicado na sexta-feira (16) no Diário Oficial dos Municípios, a medida vale por 60 dias e foi tomada por conta do crescimento dos casos de bronquiolite, influenza e SRAG, principalmente em crianças menores de 3 anos, pressionando o atendimento na rede pública de saúde.

A prefeitura ainda determinou a suspensão temporária das atividades presenciais nos CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) por dez dias. Todas as unidades que atendem crianças de 0 a 3 anos de idade já não tiveram aulas ontem, exceto o CMEI Irmã Demétria, que tem outro perfil de atendimento.

A suspensão poderá ser prorrogada, após avaliação das secretarias de Saúde e Educação dos dados epidemiológicos.

Esse decreto ainda permite o município a fazer contratações temporárias, compra direta de insumos e materiais, aditivos em convênios, reforço e de equipes. Todas  as ações serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde, que poderá expedir normas complementares.

Crise na saúde de Sidrolândia e do Brasil

O aumento no número de casos de SRAG vem impactando não só a cidade de Sidrolândia, mas todo o Mato Grosso do Sul e o Brasil. Em Campo Grande, também foi decretada emergência.

A Capital também liberou a vacinação para toda a população. Pouco tempo depois, o Estado também ampliou a imunização.

O último boletim InfoGripe, divulgado nesta semana pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), apontou que que o estado de Mato Grosso do Sul está em nível de alerta para a incidência de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave). Há uma tendência de crescimento de longo prazo. 

Em Campo Grande, a situação também é de alerta para a incidência de SRAG, porém, sem sinal de crescimento na tendência de longo prazo. O nível de alerta para a incidência de SRAG indica que o número de casos da síndrome respiratória está acima do esperado para o período. Isso demanda atenção das autoridades de saúde e da população.

A nível nacional, o estudo destaca o aumento de casos de SRAG impulsionado pela influenza A em idosos. É a principal causa de mortalidade por SRAG nesses casos. No caso de crianças, é uma das três principais causas de óbitos, além do Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em crianças pequenas.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ferro solto na pista provoca acidente na BR-262 e motorista cai em ribanceira de 30 metros em rodovia 

[ BASTIDORES ] Demorou… deixa comigo!

Governo do Rio de Janeiro criou um Grupo de Trabalho com secretários para avaliar os impactos do tarifaço de Trump nas exportações do Estado

Morre mulher que sofreu acidente de motocicleta em anel viário de MS

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Preso foge durante instalação de tornozeleira eletrônica na fronteira com MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Mato Grosso do Sul registra sensação térmica de -1°C

Menor temperatura foi registra do sul do Estado

Emprego e Concurso

Semana termina com 2 mil vagas de emprego abertas na Funsat

Mais de 200 empresas oferecem vagas distribuídas entre 130 profissões, e a maioria não exige experiência para ingressar

Famosos

‘Nem deveria ter nascido’, diz Raul Gazolla ao relembrar morte de Guilherme de Pádua

Sincerão, Raul Gazolla revelou qual foi sua reação ao receber a notícia da morte de Guilherme de Pádua, assassino da atriz Daniella Perez

Polícia

Homem é preso em flagrante por furto e danos em igreja de Dourados

A ação ocorreu no Bairro Campo Belo, região sul da cidade