Pular para o conteúdo
Cotidiano

Seu celular irá tocar às 14h, mas é apenas um teste da Defesa Civil; entenda

O alerta climático será acionado no dia 27 de setembro e visa melhorar a comunicação com a população em situações de risco
Lethycia Anjos -
Defesa Civil de Campo Grande
Defesa Civil de Campo Grande (Divulgação, PMCG)

“Seu celular vai tocar às 14h (horário de MS), em tom de alarme, mas não precisa se preocupar, será somente um teste.” Esse é o aviso divulgado pela Prefeitura de Campo Grande para informar a população sobre o novo sistema de alertas da que será testado.

O Cell Broadcast será acionado no dia 27 de setembro, às 14h, e faz parte de um projeto nacional que visa melhorar a comunicação rápida e eficaz com a população em situações de risco.

O sistema enviará mensagens de emergência diretamente aos celulares, independentemente do modo silencioso ou do aplicativo em uso. Durante o teste, os aparelhos exibirão um alerta sonoro acompanhado de uma mensagem, que some somente após o usuário clicar em “OK” e confirmar o recebimento.

Coordenador municipal da Defesa Civil, Enéas de Carvalho Netto, explica que Campo Grande está entre as cidades escolhidas para participar do projeto, o que reforça a importância da divulgação prévia da informação.
“Fomos convocados para esta reunião, em caráter de urgência, para viabilizar o projeto sem causar apreensão na população. A orientação para a população é para não criar pânico, pois será apenas um teste. O alerta só para quando a pessoa clicar em ‘OK’, confirmando que está ciente”, destaca Enéas.

Alerta funciona mesmo no modo silencioso

Alerta da Defesa Civil
Alerta da Defesa Civil (Divulgação, PMCG)

O Cell Broadcast envia mensagens diretamente aos celulares com linha ativa, sem necessidade de baixar aplicativos ou fazer cadastro. Caso a Defesa Civil identifique, por exemplo, uma tempestade intensa com ventos acima de 100 km/h ou chuvas fortes que possam causar alagamentos, situações classificadas como “grau vermelho”, o alerta chega em todos os aparelhos de pessoas em áreas de risco.

Atualmente, os alertas via Cell Broadcast ocorre somente via Defesa Civil Nacional. Durante o teste, a mensagem exibida nos celulares (iOS ou Android) deixará claro que se trata de um teste, a fim de evitar confusão ou pânico.

Além disso, a Defesa Civil reforça que, durante o teste, a população não deve ligar para os números de emergência — 192 (SAMU), 193 () ou 199 (Defesa Civil) para não prejudicar atendimentos reais.

O sistema já teve sucesso em outros países para alertas de terremotos, tsunamis e conflitos, e agora chega ao Brasil para prevenção de desastres climáticos. Em Campo Grande, que enfrentou alertas vermelhos de tempestades neste ano, o sistema promete fortalecer a proteção da população. Além da capital, Dourados, e também participarão do teste.

Como será o teste em Campo Grande

Às 14h do dia 27, os celulares na cidade receberão o alerta sonoro e a mensagem de teste. A Defesa Civil reforça: não há motivo para susto, e basta clicar em “OK” para confirmar o recebimento da mensagem.

“Esse som pode causar ansiedade, mas pedimos calma. Basta clicar no ‘OK’ para confirmar o recebimento da mensagem. Isso ajuda a Defesa Civil a medir a abrangência do alerta e aprimorar o sistema”, afirma Enéas.

O telefone 199 continua disponível para esclarecimentos, mas não é necessário ligar durante o teste. A participação da população permitirá o aperfeiçoamento do sistema, além de garantir mais eficiência em situações de risco reais.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ex-prefeito do PSDB é condenado a pagar R$ 7,3 milhões por contratar coleta de lixo sem licitação

Motorista perde controle, bate em carro estacionado e tomba em avenida no Rita Vieira

Pesquisadores identificam comportamento inédito em tatu-canastra no Pantanal

Bolsonaro tem ‘melhora parcial’, e continuidade da internação será reavaliada ao longo do dia

Notícias mais lidas agora

João Resende, do Consórcio Guaicurus, foi indiciado por repasse de R$ 32 milhões a ‘empresa-irmã’

Tragédia: quem era o médico e pecuarista que morreu na queda de avião em Mato Grosso do Sul? 

Híbrido e diferentão: a história por trás do veículo exótico que está roubando a cena em MS

Trevo Imbirussu ganhará nova base da GCM e será revitalizado pela Prefeitura da Capital

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Tinha convênio? Peixe que fez tomografia não ‘furou fila’ do SUS em MS

Peixe do Bioparque Pantanal foi levado a hospital veterinário para bateria de exames após apresentar alteração em seu comportamento

Política

Adriane Lopes participa da semana da árvore e firma parcerias com empresários

Durante toda semana a prefeitura realiza várias atividades de plantio, educação ambiental e mobilização social

Música

Ana Castela é indicada ao Grammy Latino 2025; veja lista de brasileiros na premiação

Ana Castela conseguiu sua segunda indicação ao Grammy Latino, a premiação de música mais importante da América Latina

Polícia

Açougueiro da fronteira com MS recebe a ameaça de morte por vender carne mais barata

Caso divide opiniões e é investigado pela polícia de Pedro Juan Caballero