“Seu celular vai tocar às 14h (horário de MS), em tom de alarme, mas não precisa se preocupar, será somente um teste.” Esse é o aviso divulgado pela Prefeitura de Campo Grande para informar a população sobre o novo sistema de alertas da Defesa Civil que será testado.
O Cell Broadcast será acionado no dia 27 de setembro, às 14h, e faz parte de um projeto nacional que visa melhorar a comunicação rápida e eficaz com a população em situações de risco.
O sistema enviará mensagens de emergência diretamente aos celulares, independentemente do modo silencioso ou do aplicativo em uso. Durante o teste, os aparelhos exibirão um alerta sonoro acompanhado de uma mensagem, que some somente após o usuário clicar em “OK” e confirmar o recebimento.
Coordenador municipal da Defesa Civil, Enéas de Carvalho Netto, explica que Campo Grande está entre as cidades escolhidas para participar do projeto, o que reforça a importância da divulgação prévia da informação.
“Fomos convocados para esta reunião, em caráter de urgência, para viabilizar o projeto sem causar apreensão na população. A orientação para a população é para não criar pânico, pois será apenas um teste. O alerta só para quando a pessoa clicar em ‘OK’, confirmando que está ciente”, destaca Enéas.
Alerta funciona mesmo no modo silencioso

O Cell Broadcast envia mensagens diretamente aos celulares com linha ativa, sem necessidade de baixar aplicativos ou fazer cadastro. Caso a Defesa Civil identifique, por exemplo, uma tempestade intensa com ventos acima de 100 km/h ou chuvas fortes que possam causar alagamentos, situações classificadas como “grau vermelho”, o alerta chega em todos os aparelhos de pessoas em áreas de risco.
Atualmente, os alertas via Cell Broadcast ocorre somente via Defesa Civil Nacional. Durante o teste, a mensagem exibida nos celulares (iOS ou Android) deixará claro que se trata de um teste, a fim de evitar confusão ou pânico.
Além disso, a Defesa Civil reforça que, durante o teste, a população não deve ligar para os números de emergência — 192 (SAMU), 193 (Corpo de Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil) para não prejudicar atendimentos reais.
O sistema já teve sucesso em outros países para alertas de terremotos, tsunamis e conflitos, e agora chega ao Brasil para prevenção de desastres climáticos. Em Campo Grande, que enfrentou alertas vermelhos de tempestades neste ano, o sistema promete fortalecer a proteção da população. Além da capital, Dourados, Corumbá e Três Lagoas também participarão do teste.
Como será o teste em Campo Grande
Às 14h do dia 27, os celulares na cidade receberão o alerta sonoro e a mensagem de teste. A Defesa Civil reforça: não há motivo para susto, e basta clicar em “OK” para confirmar o recebimento da mensagem.
“Esse som pode causar ansiedade, mas pedimos calma. Basta clicar no ‘OK’ para confirmar o recebimento da mensagem. Isso ajuda a Defesa Civil a medir a abrangência do alerta e aprimorar o sistema”, afirma Enéas.
O telefone 199 continua disponível para esclarecimentos, mas não é necessário ligar durante o teste. A participação da população permitirá o aperfeiçoamento do sistema, além de garantir mais eficiência em situações de risco reais.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.