Saiba dicas para se prevenir de acidentes com escorpião

A dica principal é manter os locais limpos e organizados, eliminando pequenos esconderijos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Em 2024, foram registrados 1.359 casos de picadas de escorpião (Foto: Nathalia Alcântara)

Durante o período de férias, que acontece nesse mês de janeiro, também há aumento das temperaturas e chuvas, assim, os acidentes com escorpião tem sido mais frequentes. O clima úmido e quente é um local propício para o aparecimento do animal, que costuma se abrigar em esgotos e entulhos. Veja dicas para se prevenir de acidentes com escorpião.

A dica principal é manter os locais limpos e organizados, eliminando pequenos esconderijos. Vedar ralos e frestas também garante uma maior segurança para a população. É recomendado o uso de telas em ralos, pias e tanques.

Em áreas rurais, é importante preservar os predadores de escorpiões, como lagartos, sapos e aves com hábitos noturnos.

Cuidados

Outras precauções que podem ser tomadas é evitar acúmulo de entulhos, restos de construção, folhas secas e lixo. Checar as roupas, calçados e toalhas antes de usá-los. Afastar camas e berços das paredes e evitar que os lençóis fiquem em contato com o chão.

Também é recomendado que os quintais sejam mantidos limpos e a grama aparada. Consertar rodapés estragados, pois o escorpião pode se manter entre o piso e o rodapé. Não pendurar roupas nas paredes e não aplicar nenhuma substância, torniquete ou realizar sucção em caso de picadas.

Combater a proliferação de baratas nas moradias é importante, pois são a principal fonte de alimento dos escorpiões.

Picada

Em caso de picada, a orientação é de que o local seja lavado com água e sabão, procurar uma unidade de saúde o quanto antes. E, se possível, fazer a captura do animal com segurança ou tirar uma foto para facilitar a identificação.

Crianças menores de sete anos e idosos requerem mais atenção em casos de picada de escorpião devido o maior risco de complicações.

Entre os sintomas de picada por escorpião estão: dor imediata, sudorese, vômitos, tremores e insuficiência cardíaca congestiva.

Dados

Dados da Superintendência de Vigilância em Saúde da Sesau mostram que, em 2024, foram registrados 1.359 casos de picadas de escorpião sem ocorrência de óbitos em Campo Grande, com as regiões do Anhanduizinho e Lagoa sendo as mais afetadas no município.  

O CCZ(Centro de Controle de Zoonoses) informa que em 2024, o período de maior demanda ocorreu entre janeiro e abril, com 847 solicitações para desinsetização e orientações sobre a presença de escorpiões.

O Escorpião-amarelo e o Escorpião-marrom são os principais causadores de acidentes, em Mato Grosso do Sul. O amarelo é o que gera mais preocupação em decorrência do maior potencial de gravidade do envenenamento. Ele possui fácil adaptação no meio urbano e é encontrado em todas as macroregiões do país.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúnciaflagrantereclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
InstagramFacebookTikTokYouTubeWhatsAppBluesky e Threads.

Conteúdos relacionados