Pular para o conteúdo
Cotidiano

Seminário Internacional da Rota Biocêanica tem início em Campo Grande

O evento acontece até a próxima quinta-feira (20), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo
Diego Alves, Jennifer Ribeiro -
Evento realizado em Campo Grande (Divulgação)

Iniciou-se nesta terça-feira (18) o Seminário Internacional da Rota Biocêanica e 6º Foro de Los Gobiernos Subnacionales del Corredor Bioceânico composto pelo Comitê Gestor dos Municípios. O evento acontece até a próxima quinta-feira (20), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em .

Conforme as autoridades envolvidas, o objetivo é o de fomentar o desenvolvimento e a integração regional entre Brasil, , Argentina e Chile, pelo Corredor Bioceânico, trajeto rodoviário de 3.320 km que vai conectar os oceanos Atlântico e Pacífico, passando por 8 territórios de 4 países (Regiões de Tarapacá e Antofagasta, no Chile; Províncias de Jujuy e Salta, na Argentina; Departamentos de Boquerón, Presidente Hayes e Alto Paraguay, no Paraguai e o Estado de , no Brasil), até chegar aos portos chilenos de Iquique, Antofagasta, Mejillones e Terminais Tocopilla.

O seminário conta com infraestrutura para reuniões das comissões técnicas, estandes para exposição dos países envolvidos e apresentações culturais.

“Os senhores e senhoras podem ter certeza que as empresas do mundo, principalmente, no mercado asiático, olharam diferente para a Rota Bioceânica, que provavelmente será a grande alternativa competitiva ao Canal do Panamá. Este movimento até o momento está colocando a Rota numa posição estratégica ainda mais importante”, disse o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

Também estavam presentes o governador de Tarapacá, no Chile, José Miguel Carvajal Gallardo; governador de Antofagasta, Chile, Ricardo Díaz Cortés; governador da Provincia de Jujuy, Governador Carlos Albero Sadir; governador do Departamento de Presidente Hayes, Paraguai, Bernardo Antonio Zátare Rudas; governador do Departamento de Boquerón, Paraguao, Harold Bergen, governador do Departamento de -Alto Paraguai, Paraguai, Federico Arturo Méndez González, governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel e secretário Júlio San Milan, representando o governador da Provincia de Salta, Argentina, Gustavo Saenz.

Como presidente do Comitê Gestor dos Municípios que compõem a Rota Bioceânica, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, também esteve presente. Adriane anunciou o lançamento do aplicativo digital da Rota Bioceânica, com serviços e informações da capital e do Estado, e que poderá contar com a participação das cidades amigas do Corredor.

Já o de , Nelson Cintra, vice-presidente do Comitê, também afirmou que os investimentos que estão sendo feitos no município com construção e reforma de escolas, unidades básicas de saúde, cursos de capacitação e projetos sociais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Poder Judiciário em MS define promoções e remoções de magistrados

John falha, Botafogo perde para Estudiantes na Argentina e se complica na Libertadores

São Paulo conta com estrela de garoto, vence o Libertad e lidera grupo na Libertadores

Denúncia de advogado em MS contra Moraes por uso de avião da FAB para final do Corinthians é recebida pelo TCU

Notícias mais lidas agora

Sem resposta da PGR, Zanin mantém desembargadores do TJMS e conselheiro do TCE afastados

ataque onça pantanal 2

Onça que matou caseiro no Pantanal deve ser capturada e transferida para Campo Grande, diz PMA

Propina de R$ 67 milhões: Ação penal contra Reinaldo aguarda decisão de juiz sobre denúncia

Bolsa atinge maior nível em quase um mês, após Trump suavizar discurso

Últimas Notícias

Brasil

AGU cria grupo para recuperar dinheiro das vítimas de fraude no INSS

A medida foi tomada após a deflagração da Operação Sem Desconto

Polícia

Polícia recupera motocicleta furtada em frente à Santa Casa

O fato ocorreu no último dia 7 de março

Esportes

Paysandu supera Goiás nos pênaltis e conquista a Copa Verde

No estádio Serra Dourada, em Goiânia

Esportes

Fluminense e Atlético-MG empatam em noite infeliz para os brasileiros na Sul-Americana

O time tricolor saiu atrás no segundo tempo