Seminário Internacional da Rota Biocêanica tem início em Campo Grande

Iniciou-se nesta terça-feira (18) o Seminário Internacional da Rota Biocêanica e 6º Foro de Los Gobiernos Subnacionales del Corredor Bioceânico composto pelo Comitê Gestor dos Municípios. O evento acontece até a próxima quinta-feira (20), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.
Conforme as autoridades envolvidas, o objetivo é o de fomentar o desenvolvimento e a integração regional entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, pelo Corredor Bioceânico, trajeto rodoviário de 3.320 km que vai conectar os oceanos Atlântico e Pacífico, passando por 8 territórios de 4 países (Regiões de Tarapacá e Antofagasta, no Chile; Províncias de Jujuy e Salta, na Argentina; Departamentos de Boquerón, Presidente Hayes e Alto Paraguay, no Paraguai e o Estado de Mato Grosso do Sul, no Brasil), até chegar aos portos chilenos de Iquique, Antofagasta, Mejillones e Terminais Tocopilla.
O seminário conta com infraestrutura para reuniões das comissões técnicas, estandes para exposição dos países envolvidos e apresentações culturais.
“Os senhores e senhoras podem ter certeza que as empresas do mundo, principalmente, no mercado asiático, olharam diferente para a Rota Bioceânica, que provavelmente será a grande alternativa competitiva ao Canal do Panamá. Este movimento até o momento está colocando a Rota numa posição estratégica ainda mais importante”, disse o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
Também estavam presentes o governador de Tarapacá, no Chile, José Miguel Carvajal Gallardo; governador de Antofagasta, Chile, Ricardo Díaz Cortés; governador da Provincia de Jujuy, Governador Carlos Albero Sadir; governador do Departamento de Presidente Hayes, Paraguai, Bernardo Antonio Zátare Rudas; governador do Departamento de Boquerón, Paraguao, Harold Bergen, governador do Departamento de -Alto Paraguai, Paraguai, Federico Arturo Méndez González, governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel e secretário Júlio San Milan, representando o governador da Provincia de Salta, Argentina, Gustavo Saenz.
Como presidente do Comitê Gestor dos Municípios que compõem a Rota Bioceânica, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, também esteve presente. Adriane anunciou o lançamento do aplicativo digital da Rota Bioceânica, com serviços e informações da capital e do Estado, e que poderá contar com a participação das cidades amigas do Corredor.
Já o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, vice-presidente do Comitê, também afirmou que os investimentos que estão sendo feitos no município com construção e reforma de escolas, unidades básicas de saúde, cursos de capacitação e projetos sociais.