Antes mesmo das 06h desta segunda-feira (29), moradores de Campo Grande estavam passando por dificuldades para chegar no trabalho. Um ônibus do Consórcio Guaicurus, da linha 062-B, quebrou no Terminal Moreninhas e fez os passeiros esperarem pelo reforço.
Conforme um leitor do Jornal Midiamax, por volta das 05h45, o veículo 1204, que faz o percurso Terminal Moreninhas – Centro, quebrou antes mesmo de sair do seu ponto de partida. No vídeo é possível ver um grande fluxo de água saindo do motor do veículo.
“O motorista chamou outro ônibus, mas o reforço também quebrou a caminho”, disse o leitor.
Petição pelo fim do contrato do Consórcio Guaicurus
A petição que pede o fim do contrato do Consórcio Guaicurus em Campo Grande já soma mais de 6,5 mil assinaturas. Em menos de uma semana, o documento reúne mais de mil assinaturas por dia.
O documento divulgado pelo vereador Maicon Nogueira (PP) aponta “inúmeras e reiteradas falhas na prestação dos serviços pelo Consórcio Guaicurus”. Assim, pede a adoção da medida extrema para intervenção por parte da Prefeitura de Campo Grande.
A concessão foi alvo de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Câmara de Campo Grande. Entre os descumprimentos contratuais apontados pela Comissão estão: “a manutenção de frota envelhecida, em desacordo com os limites contratuais; ausência da contratação de seguro obrigatório; deficiências graves na manutenção preventiva e na acessibilidade dos veículos; e precariedade operacional, com frequentes atrasos, quebras e superlotação dos veículos”.
Portanto, a petição pontua que “tais práticas não apenas afrontam o contrato e a legislação, como também prejudicam diretamente a população campo-grandense, que depende do transporte coletivo para trabalhar, estudar e exercer sua cidadania de forma digna”.
A prefeita Adriane Lopes (PP) aguarda a chegada do relatório da CPI que investigou o Consórcio Guaicurus. Com os documentos, irá avaliar medidas a serem deliberadas visando à melhoria do transporte coletivo de Campo Grande, atualmente sob concessão do grupo bilionário.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!