Profissionais de agências públicas de emprego do Estado participaram de uma capacitação sobre inclusão de pessoas egressas do sistema prisional no mercado de trabalho. A atividade foi realizada na terça-feira (22), na sede da SRTE/MS (Superintendência Regional do Trabalho), em Campo Grande.
A ação faz parte do “Projeto de Combate à Discriminação e Promoção da Igualdade no Trabalho”. A capacitação é uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego, coordenada no Estado pela Auditoria Fiscal do Trabalho. Durante a capacitação, foram abordados temas como legislação antidiscriminatória, direitos humanos e o papel das agências públicas no atendimento a esse público.
“Estamos falando de um público que já cumpriu sua pena e busca reconstruir sua vida de forma digna. O trabalho é um direito constitucional, é uma ferramenta de transformação social”, afirmou o superintendente regional do Trabalho do MS, Alexandre Cantero.
Cerca de 970 egressos estão em Campo Grande com condições de inserção imediata no mercado formal. O projeto também prevê parcerias com o Sistema S para oferta de cursos de qualificação profissional, promovendo, assim, um enfoque em sistema prisional e na capacitação para melhorar a empregabilidade.
A iniciativa começou em maio deste ano, em Ponta Porã, a partir de uma demanda da Secretaria Municipal de Assistência Social. O órgão identificou dificuldades no processo de reinserção no mercado de trabalho por parte de pessoas que haviam cumprido pena.
A próxima fase do projeto prevê reuniões com empresas previamente selecionadas, com foco em orientações sobre a legislação vigente, o sistema prisional e capacitações práticas relacionadas à contratação de egressos.
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
***