Pular para o conteúdo
Cotidiano

Satélites devem conectar áreas de difícil acesso em MS, diz ministro das Comunicações

Ministro Frederico Filho ressalta que há um cronograma para entrega de torres e satélites para favorecer a comunicação em áreas remotas do Estado
Karina Campos, Anna Gomes -

A inclusão digital e conectividade em áreas remotas, como ribeirinhas e quilombolas, ainda é uma lacuna em . O ministro das Comunicações, Frederico Filho, adiantou que há previsão de liberação de conexão através de satélites e instalação de torres de telefonia.

Em entrevista ao Jornal Midiamax, através do programa “Bom dia, Ministro”, do , transmitido pela EBC (Empresa Brasil de Comunicação), Filho disse que o ministério acredita em soluções satelitais proporcionadas pela empresa Telebrás. Conexão via satélite em Banda Ka feita pelo SGDC (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas), seria o único satélite com alcance em 100% do território nacional.

“Além da conectividade via celular, a gente entende que para conectar as áreas remotas, ribeirinhas, quilombolas, agrovilas ainda desconectadas, a solução que a gente defende é a via satélite. O Ministério das Comunicações vem construindo um programa para integrar novas soluções satelitais, através da nossa empresa Telebrás, de onde vim nos últimos dois anos, posicionamos a empresa como integrador de soluções satelitais, para que possa levar soluções via satélite para essas áreas onde a fibra óptica não chega, para onde não tem torre de celular”.

“Alguns municípios de MS, nas suas zonas rurais, também serão contempladas com a tecnologia 4G, com as torres de celular. Agora, a gente precisa acompanhar o planejamento das entregas, que está dentro das 1,3 mil localidades só para 2025. Tem um cronograma para 2026 a 2030. Estamos conversando com as operadoras para tentar antecipar essas implantações nessas áreas por entender a necessidade da população em poder acessar essa prestação de serviço essencial no Brasil”.

Novos contratos

Contudo, o Ministério das Comunicações assinou, no dia 21 de julho, um ACT (Acordo de Cooperação Técnica) para levar internet às áreas rurais do país e beneficiar familiar, assentamentos, territórios quilombolas e comunidades tradicionais do Brasil.

A iniciativa, publicada no Diário Oficial da União, conta com a parceria do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), e promoverá inclusão social e digital em regiões hoje distantes da tecnologia e de serviços essenciais.

Logo, a ACT prevê o mapeamento das áreas sem conectividade no Brasil, o compartilhamento de dados e a integração de políticas públicas, além de apoio técnico, ações educativas e capacitação em conectividade.

Um grupo de trabalho será criado para coordenar e garantir a eficácia das ações. O ministério ficará responsável por articular políticas públicas e disponibilizar dados do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações), enquanto a Anatel fornecerá informações de cobertura e apoio em soluções de conectividade. Já o Ministério da Agricultura e o Incra atuarão no mapeamento das áreas e na articulação com os beneficiários locais.

Sendo assim, o acordo prevê a vigência inicial de 24 meses e poderá ser prorrogado.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Confronto com a PM termina com um morto na Nhanhá em Campo Grande

Bolsa Família

Bolsa Família: beneficiários com NIS final 6 recebem parcela de julho nesta sexta-feira

Idoso de 70 anos é assassinado com 8 tiros por desconhecido em conveniência de Amambai

Morre Camila Trevisol, conhecida como a Rainha dos Rodeios, aos 22 anos

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

tempo

Beba água: sexta-feira será de tempo seco e calor de 34°C em MS

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Travessia Guadakan: Serra do Amolar passa por etapas de sinalização e segurança para trilhas

Equipe realizou uma nova etapa da implementação da Travessia Guadakan, que vai integrar a Rede Brasileira de Trilhas

Brasil

General assume autoria de plano para matar Moraes, Lula e Alckmin

Mário Fernandes disse que plano Punhal Verde e Amarelo não foi compartilhado com ninguém

Emprego e Concurso

Funsat tem 2,4 mil vagas de emprego abertas nesta sexta-feira em Campo Grande

Quer terminar a semana fora do desemprego? A Funsat (Fundação Social do Trabalho) anuncia 2.406 vagas para esta segunda-feira (21). Empresas abrem oportunidades em 138 profissões, e a maioria não exige experiência para ingressar. Entre as funções em oferta estão: agente de saneamento (21), almoxarife (1), alimentador de linha de produção (15), assistente de governanta (2), atendente de … Continued

MidiaMAIS

Show de Henrique e Juliano, “Arapuca Literária” e oficinas de férias animam fim de semana em Campo Grande

Confira opções de evento no fim de semana, em Campo Grande