Pular para o conteúdo
Cotidiano

Santa Cruz de La Sierra recebe a segunda etapa internacional do Circuito Nelore de Qualidade

Expectativa é de que a próxima etapa registre um aumento significativo tanto no número de participantes quanto no de animais avaliados, o que reforça o crescimento da iniciativa na região
Osvaldo Sato -
Gado Nelore. (Foto: Divulgação, Associação Nelore)

No período de 23 a 25 de junho, a cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra será palco da segunda etapa internacional do Circuito Nelore de Qualidade. Este evento espera avaliar mais de 800 animais. É fruto da colaboração entre a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e a Associação Boliviana de Criadores de Zebu (Asocebu). O evento conta com o apoio do frigorífico Fridosa.

Esta será a segunda edição do Circuito em Santa Cruz de La Sierra, marcando não apenas a segunda etapa internacional do ano. Em fevereiro, a cidade já sediou uma avaliação. Nessa ocasião, o evento contou com 480 animais de 11 pecuaristas. A expectativa é de que a próxima etapa registre um aumento significativo no número de participantes. Além disso, espera-se o aumento no número de animais avaliados. Isso reforça o crescimento da iniciativa na região.

Victor Paulo Silva , presidente da ACNB, afirmou que a segunda etapa confirma que o local demonstrou grande potencial, qualidade e disposição para o aprimoramento contínuo. “Essa etapa representa não apenas a valorização do trabalho dos produtores locais, mas também o fortalecimento da Nelore no cenário internacional”, disse.

Para ele, a etapa é uma oportunidade de troca de experiências, de elevação dos padrões de qualidade e de reconhecimento daqueles que se dedicam a evoluir constantemente. “Acreditamos que iniciativas como essa são fundamentais para impulsionar a competitividade e a sustentabilidade do setor”, afirmou.

Integração com a Bolívia

A realização desta etapa em Santa Cruz de La Sierra sublinha o compromisso das entidades envolvidas com a excelência genética e produtiva da raça Nelore. Além disso, promove a integração entre países vizinhos e contribui para o avanço técnico da pecuária de corte na América do Sul.

Fernando Baldomar, superintendente da Asocebu, destacou a importância da iniciativa. Ele afirmou que o segundo abate técnico da raça Nelore deste ano na contará com ampla participação de pecuaristas. Espera-se também um número expressivo de animais a serem avaliados.

“Esta etapa faz parte do Circuito Nelore de Qualidade 2025, promovido pela ACNB. Isso possibilita ao nosso país acompanhar e aprimorar a qualidade da carne e a produtividade da raça Nelore. Essa é a principal raça de corte na Bolívia”, disse.

Sobre o Circuito Nelore de Qualidade

O Circuito Nelore de Qualidade, idealizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), tem como missão fortalecer e disseminar a genética Nelore. Ele busca impulsionar a evolução da raça e consolidar sua posição como produtora de carne de alta qualidade. A iniciativa avalia os resultados alcançados pelos produtores, considerando suas particularidades e sistemas de produção.

Desde 1999, o Circuito é promovido no Brasil e conta com o apoio de empresas como Friboi, Frisa, Cooperfrigu, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, o frigorífico local Fridosa apoia a iniciativa, que é organizada em parceria com a Asocebu. No , a Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore, com o apoio da Minerva Foods, é responsável pela organização. Atualmente, o Circuito Nelore de Qualidade se destaca como o maior campeonato mundial de avaliação de carcaças bovinas.

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) é a entidade nacional que representa os criadores da raça em todo o país. Com 71 anos de fundação, a ACNB dedica-se ao fomento, à defesa e à valorização do Nelore. Ela contribui para a seleção zootécnica e a produção de carne bovina de qualidade. Para tanto, a associação preza pela genética superior, o manejo sustentável e o bem-estar animal.

Entre suas várias ações, a ACNB promove o Circuito Nelore de Qualidade, os Rankings Nacionais (Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens) e a oficialização de leilões da raça. A raça Nelore é fundamental para a pecuária brasileira, compondo aproximadamente 80% do rebanho de corte nacional. Para mais detalhes, acesse www.nelore.org.br. Siga a associação no Instagram e no Facebook.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motociclista cai na pista em acidente entre motos e morre atropelado por carreta

Homem é preso por agredir cunhada durante bebedeira

Anac autoriza pela 1ª vez empresa a operar voo de balão

loteria

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 33 milhões no próximo sorteio

Notícias mais lidas agora

Em Nova Alvorada, promotor do MPMS é alvo de denúncia por suspeita de ‘aliviar’ para prefeito

Juíza condena sete por caso de roubo de propina flagrada na Vostok

tereza rueda

União Progressista anuncia saída da base de Lula em coletiva com Rueda e Tereza Cristina

Empresário transfere R$ 1 milhão para Pix errado em MS

Últimas Notícias

Brasil

Senado aprova projeto do devedor contumaz após operação da PF contra crime organizado

O texto vai à Câmara dos Deputados

Cotidiano

VÍDEO: Jaguatirica acuada em depósito mobiliza operação para resgate

Foi utilizado rede de captura e gaiola de transporte específica

Polícia

Por ciúmes, mulher ficou em estado gravíssimo ao ser atacada a golpes de tesoura

Conforme informações, o caso teria ocorrido por ciúmes

Brasil

Câmara aprova regras para conservação e uso sustentável do Pantanal

De autoria do Senado, o Projeto de Lei 5482/20 será enviado à sanção presidencial