Sábado (11) amanheceu ensolarado, mas a previsão não descarta possibilidade de pancadas de chuva em regiões de Mato Grosso do Sul. A previsão indica sol e variação de nebulosidade em grande parte do Estado. O cenário ocorre pela atuação de um sistema de alta pressão atmosférica.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), não se descartam pancadas de chuvas e tempestades isoladas, principalmente nas regiões norte, bolsão e centro-sul do Estado. Essa situação ocorre devido ao intenso transporte de calor e umidade, aliado à atuação de uma área de baixa pressão atmosférica e deslocamento de cavados.

Estão previstas mínimas entre 15°C e 20°C e máximas entre 27°C e 34°C para as regiões sul, cone-sul e Grande Dourados. Nas regiões pantaneira e sudoeste, as mínimas devem variar entre 19°C e 25°C e máxima entre 32°C e 38°C. Já nas regiões do bolsão, leste e norte, os termômetros devem registrar mínimas entre 20°C e 23°C e máximas entre 29°C e 35°C.
Em Campo Grande, estão previstas mínimas entre 19°C e 21°C e máximas de até 33°C. Os ventos atuam entre o quadrante norte e leste com valores entre 40 km/h e 60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.
Possibilidade de pancadas de chuva
Há risco de tempestades com raios, ventania e até granizo, o que exige cautela. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), estas condições são típicas de outubro, mês marcado por calor intenso e tempestades rápidas, característica da primavera em MS. Esse padrão ocorre devido à transição entre inverno e verão, que costuma gerar chuvas fortes, ventos intensos e raios.

Todo cuidado é pouco
A coordenadora de segurança do trabalho da Energisa, Renata Rodrigues de Paula, orienta que é importante desligar da tomada aparelhos como computadores e televisores assim que começar a chover. “O ideal é protegê-los com dispositivos de proteção contra surtos (DPSs)”, recomenda.
Ela também afirma que é importante saber como se proteger. “Nada de ficar em áreas abertas ou debaixo de árvores, que podem atrair raios”. Você também deve evitar esconder-se em estruturas metálicas, fechar janelas de carros, e nunca tomar banho em chuveiro elétrico durante a chuva.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Caso não esteja em casa e ouvir trovões, o correto é procurar abrigo imediatamente. “Se não houver opção segura por perto, agache-se com as mãos nas nucas e os pés juntos, minimizando o risco de ser atingido”, diz Renata de Paula. Segundo ela, medidas simples podem fazer toda a diferença em situações de risco.
Orientações
Confira uma lista com um resumo do que deve ser feito em caso de tempestades muito fortes:
- Abrigue-se em construções seguras;
- Evite permanecer em áreas abertas ou sob árvores;
- Não se proteja sob estruturas metálicas;
- Se estiver em um veículo, mantenha as janelas fechadas;
- Evite o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada;
- Não tome banho com chuveiro elétrico durante a chuva;
- Ao ouvir trovões, procure abrigo imediatamente. Se não houver opção, agache-se com as mãos na nuca e os pés juntos;
- Jamais toque em fios caídos ou objetos em contato com a rede elétrica.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!