A situação de estiagem em Mato Grosso do Sul continua, e o tempo seco mantém os níveis dos rios em alerta. De acordo com o Boletim Diário nº 2760, divulgado nesta segunda-feira (1º), três rios já estavam em situação de estiagem, e um quarto rio, o Piquiri/Cuiabá, na estação Pousada Taiamã, juntou-se a eles.
O boletim apresenta dados de chuva e nível dos rios que são monitorados pela Sala de Situação, com dados retirados do Sistema Hidro Telemetria, da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico). A rede possui quatorze estações telemétricas distribuídas nos rios Piquiri, Cuiabá, Paraguai, Miranda, Aquidauana, Taquari, Pardo, Aporé e Dourados.
A medição dos níveis dos rios, realizada às 7h da manhã (horário local), revela a seguinte situação de estiagem:
- Rio Aquidauana: a cota na estação de Aquidauana é de 169 cm, abaixo da cota de estiagem de 200 cm;
- Rio Pardo: na estação Fazenda Buriti, a cota registrada é de 280 cm, abaixo da cota de estiagem de 303 cm;
- Rio Dourados: a cota na estação de Dourados foi de 79 cm, valor que se mantém abaixo da cota de estiagem de 112 cm;
- Rio Piquiri/Cuiabá: a estação Pousada Taimã registrou uma cota de 254 cm, um valor abaixo da cota de estiagem de 263 cm.
O boletim também aponta que outros rios se encontram na faixa de normalidade. A estação de Porto Esperança, no Rio Paraguai, registrou uma cota de 220 cm, que está dentro da faixa de normalidade; e a estação de Coxim, no Rio Taquari, teve cota de 373 cm, também enquadrada na faixa de normalidade.
Aviso de tempestades
Apesar disso, o mês de setembro começa com chuva em Mato Grosso do Sul, por influência da aproximação de uma frente fria. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu aviso de perigo e de perigo potencial de tempestade em 73 cidades. Nesta segunda-feira (1°), a previsão é de chuva de 100 milímetros, acompanhando ventos de 100 km/h e granizo.
O aviso amarelo, vigente das 10h desta segunda até 10h de terça-feira (20), prevê chuva de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao dia, com ventos intensos de 40 km/h a 60 km/h e queda de granizo. São 73 cidades em alerta, com exceção da região do extremo norte do Estado.
Com grau de severidade de perigo, a região pantaneira, sudoeste e sul do Estado podem registrar risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Nas próximas 24h, estão previstas chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros ao dia, com ventos de 60 km/h a 100 km/h e queda de granizo.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
(Revisão: Dáfini Lisboa)