Por unanimidade, o administrador e produtor rural João Martins da Silva Júnior foi reeleito presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) nesta terça-feira (7), na sede da entidade, em Brasília. No comando da CNA desde 2015, a reeleição corresponde ao quadriênio 2025-2029.
De Mato Grosso do Sul, o presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Marcelo Bertoni, também foi eleito para compor a diretoria da confederação. Ele passa a ocupar o cargo de 1º vice-presidente de Secretaria da instituição nacional.
João Martins obteve o voto de todas as 27 Federações Estaduais de Agricultura e Pecuária. Na ocasião, também foram eleitos os vice-presidentes que vão compor a Diretoria Executiva e os integrantes do Conselho Fiscal para o mesmo período.
“Há 8 anos, quando me elegi, o cenário era outro. E naquela época fiz uma promessa de fazer uma transformação no meio rural ao criar uma nova classe média no campo, com algo em torno de 400 mil novos produtores assistidos pela assistência técnica”, disse Martins em seu discurso.
“Fizemos mais do que isso. Estamos com quase 480 mil pequenos produtores assistidos pela nossa assistência técnica. Foi uma revolução que conseguimos implementar”, completou. “O conceito da CNA é uma Casa aberta a todos, sem donos”, afirmou.
Representantes de MS

Nas redes sociais, a Famasul destacou a escolha de seu presidente, Marcelo Bertoni, para compor a diretoria da confederação. “Essa conquista é um grande orgulho para todos nós do Sistema Famasul, porque mostra que o trabalho feito aqui em Mato Grosso do Sul tem ganhado cada vez mais visibilidade e reconhecimento nacional”, diz a publicação.
“A presença de Bertoni na diretoria nacional reforça o compromisso do nosso Sistema em defender os produtores rurais, representar o setor com seriedade e levar o nome do nosso estado para todo o país”, completa o texto.
A senadora por Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina (PP) elogiou o trabalho de Martins como representante do setor. “A reeleição do Dr. João Martins representa o reconhecimento pelo excelente trabalho que vem realizando à frente da CNA e sua importante contribuição ao desenvolvimento da agricultura e da pecuária no Brasil”, pontuou ao Jornal Midiamax.
“Tenho plena confiança de que ele seguirá firme nessa missão, que tem desempenhado com competência e dedicação na presidência da entidade”, completou a senadora.
Para o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Guilherme Bumlai, “a reeleição do presidente da CNA, João Martins, reafirma o reconhecimento à sua liderança e à atuação firme da Confederação em defesa do produtor rural brasileiro”.
Bumlai também destacou que CNA “tem se mostrado atenta às pautas políticas e econômicas que impactam o setor, defendendo com equilíbrio e competência os interesses do campo em nível nacional e, ao mesmo tempo, promove uma política inclusiva e moderna, voltada à difusão de tecnologias, à capacitação e à assistência técnica para todos os produtores.”
Para Bumlai, essa combinação de representatividade política e incentivo à eficiência produtiva “é o que o agronegócio brasileiro precisa para seguir crescendo de forma sustentável e competitiva”, analisou.
Trajetória
O produtor rural iniciou sua trajetória em entidades de classe na década de 1980, ao assumir o cargo de diretor e primeiro vice-presidente da FAEB (Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia).
Martins é acionista e presidente da Agropecuária João Martins S/A, foi o fundador e 1º tesoureiro da CCLB (Central de Cooperativas de Leite da Bahia) e presidente interino da ABAC (Associação Baiana de Criadores).
Conselho
O Conselho de Representantes, formado pelas Federações de Agricultura e Pecuária, também elegeu, na chapa liderada por Martins, seis vice-presidentes que formam a Diretoria Executiva e os seis membros do Conselho Fiscal, três titulares e três suplentes.
Composição da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal (Quadriênio 2025-2029)
Diretoria Executiva
Presidente – João Martins da Silva Júnior (BA)
1º vice-presidente – Gedeão Silveira Pereira (RS)
2º vice-presidente – Antônio Pitangui de Salvo (MG)
1º vice-presidente de Finanças – Humberto Miranda (BA)
2º vice-presidente de Finanças – Muni Lourenço Silva Júnior (AM)
1º vice-presidente de Secretaria – Marcelo Bertoni (MS)
2º vice-presidente de Secretaria – José Amílcar de Araújo Silveira (CE)
Conselho Fiscal
Efetivos
Álvaro Arthur Lopes de Almeida (AL)
Paulo Carneiro (TO)
Hélio Dias de Souza (RO)
Suplentes
Raimundo Coelho de Souza (MA)
Luiz Iraçú Guimarães Colares (AP)
José Álvares Vieira (RN)
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.