A Renault do Brasil anunciou um recall para os modelos Kwid e Duster, com impacto estimado em até 2.300 veículos em Mato Grosso do Sul. A medida preventiva se deve a falhas identificadas no eixo traseiro, que podem comprometer a dirigibilidade e aumentar o risco de acidentes.
O primeiro veículo envolvido é o Renault Kwid, nas unidades fabricadas entre 5 de maio de 2021 e 12 de maio de 2023, com números de chassi de J000006 a J986154.
O problema no Kwid está no suporte do eixo traseiro, onde impactos podem gerar fissuras e perda das características originais de dirigibilidade.
O outro caso é o do Renault Duster, nas unidades produzidas entre 16 de setembro de 2024 e 6 de dezembro de 2024, com chassi J060924 a J187197.
Para o Duster, a falha reside no processo de usinagem das roscas, o que pode levar ao afrouxamento ou ausência de fixações do rolamento do eixo traseiro na carroceria. Isso pode resultar em forte ruído na parte traseira e, em casos extremos, na perda de controle do veículo.
Impacto em MS
Com base nos dados do painel da frota do Detran-MS, nos últimos cinco anos, foram licenciadas 2.627 unidades do Renault Duster no Estado, o que representa uma média de 525 por ano. Já para o Kwid, nos últimos oito anos, foram 5.002 unidades licenciadas, com uma média de 625 por ano.
Considerando o período de fabricação dos veículos abrangidos pelo recall (maio de 2021 a maio de 2023, totalizando dois anos), a estimativa é de que aproximadamente 1.050 unidades do Duster e 1.250 do Kwid estejam envolvidas em Mato Grosso do Sul, totalizando os 2.300 veículos.
É importante ressaltar que essa é uma média estimada e o número exato dependerá dos chassis específicos afetados.
Como agendar o serviço
A Renault orienta os proprietários dos veículos convocados a agendarem o reparo o mais rápido possível. O serviço é gratuito e pode ser feito das seguintes formas:
Central de Atendimento ao Cliente (SAC): Ligue para 0800-055-5615.
Pelo site da Renault: Acesse a página de recall da Renault.
No item “Agora insira o número do seu chassi (VIN)”, digite o número do chassi do seu veículo e clique em “Pesquisar”.
Caso não saiba o número do chassi, insira a placa do veículo em “Descubra o chassi do seu Renault” e clique em “Enviar”. Após obter o chassi, informe-o na etapa anterior.
Se o seu veículo estiver entre os convocados, procure o item “E como faço para agendar o meu serviço de recall?” e clique em “Entre em contato com sua concessionária”.
Informe seu bairro e a cidade para encontrar a concessionária mais próxima e agende o horário para a realização do serviço.
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