A CESP (Companhia Energética de São Paulo) informou que vai passar a operar com a vazão mínima defluente da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera), localizada no rio Paraná, localizada na divisa dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A medida começou a valer nesta sexta-feira (3) e seguirá, a princípio, até 31 de outubro de 2025.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
A medida segue a determinação do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), e visa preservar os níveis dos reservatórios da bacia do Paraná, assegurando a segurança hídrica e a estabilidade do fornecimento de energia elétrica em todo o País, diante da estiagem prolongada que atinge a região. Com a alteração, a defluência passou de 4.600 m³/s para 3.900 m³/s.
Durante o período de restrição, a CESP seguirá o Plano de Trabalho aprovado pelo Ibama, que prevê o monitoramento ambiental no trecho do rio Paraná entre a jusante (rio abaixo) da UHE Porto Primavera e a foz do rio Ivinhema.
A Companhia reforça que a população ribeirinha e moradores do entorno poderão comunicar qualquer ocorrência registrada no rio por meio dos canais de atendimento da empresa. O contato pode ser feito pelo WhatsApp, no número (11) 93032-6699, através do canal ‘Diálogo Aberto’, voltado ao atendimento das comunidades próximas à usina.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.