O rapper Mano Xis, integrante do grupo Falange da Rima, ícone do cenário musical e pioneiro no rap de Campo Grande e Mato Grosso do Sul, descobriu um câncer recentemente e está em busca de ajuda para receber tratamento.
Após sofrer um infarto em novembro de 2024, o artista foi diagnosticado no início deste ano com câncer de próstata maligno e agora espera iniciar acompanhamento médico.
Apesar de já ter realizado exames que confirmaram a doença, ainda não conseguiu uma vaga em hospital da capital para dar início ao acompanhamento necessário.
“Estou com sonda e vivendo basicamente à base de remédios. A doença já está afetando meus ossos e, do jeito que estou, em alguns dias talvez nem consiga mais andar”, relatou ao Jornal Midiamax.
Ele também conta que está há um mês sem trabalhar, e só não está passando por dificuldades financeiras graves devido ao apoio e ajuda de amigos. “Mas, pelo jeito, meu tratamento vai ser muito demorado”, completa.
Necessidade
Assim, ele espera conseguir uma vaga em alguma unidade de saúde de Campo Grande. “A biópsia é o passo mais importante pra mim no momento, mas preciso de uma atenção do Hospital Regional (Rosa Maria Pedrossian), Santa Casa ou Hospital de Câncer, para pelo menos me medicarem”, afirma.
Diante da situação, amigos e familiares organizaram uma vaquinha virtual para auxiliar Mano Xis nos custos com exames e medicamentos. Ele é casado e pai de 4 filhos.
“Estou lutando pela minha vida. Confesso que fiquei um pouco chateado, mas tenho fé que Deus irá me dar uma solução, pois ele só nos dá o fardo que conseguimos carregar, e por isso estou sempre de cabeça erguida procurando uma solução, pois enquanto haver a vida, haverá esperança”, compartilha o artista.
Falange da Rima
O Falange da Rima é considerado um dos marcos do hip hop em Mato Grosso do Sul. Em 2022, o grupo foi um dos homenageados do Festival Campão Cultural Arte, Diversidade e Cidadania.
O grupo surgiu em 1998 em Campo Grande, sendo que os integrantes já faziam parte do movimento hip hop da Capital desde o início dos anos 1990.
O Falange da Rima apresenta rap com letras que falam sobre a realidade das periferias, discutindo temas como o crime, a pobreza, preconceito social e racial, drogas e consciência política.

Veja também:
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.