O mundo conheceu, na tarde desta quinta-feira (8), o novo Papa eleito. Após o conclave, a fumaça branca anunciava no Vaticano: um novo pontífice havia sido escolhido. O anúncio do nome veio minutos depois, pelo cardeal protodiácono, revelando que Robert Francis Prevost assumirá o mais alto cargo da Igreja Católica.
O cardeal Prevost, 69 anos, nasceu em Chicago, se tornando o primeiro Papa dos Estados Unidos. O novo pontífice serviu no Peru durante duas décadas. Lá, se tornou bispo e foi naturalizado como cidadão do país sul-americano. Atualmente, Prevost ocupava um dos cargos mais influentes na Santa Sé.
Agora que foi eleito o novo Papa, Robert Francis Prevost adota o nome Leão XIV. Após a morte de Mario Bergóglio, o cardeal afirmou ao Vatican News, que não cabia retrocesso na condução da Igreja Católica daqui para frente.
“Não podemos parar, não podemos retroceder. Temos que ver como o Espírito Santo quer que a Igreja seja hoje e amanhã, porque o mundo de hoje, em que a Igreja vive, não é o mesmo que o mundo de 10 ou 20 anos atrás”, disse.
Conheça mais sobre o papa Leão XIV
Robert Francis Prevost nasceu em 14 de setembro de 1955, em Chicago, nos EUA. Graduou-se em teologia pela Catholic Theological Union, localizada em sua cidade natal.
Em 29 de agosto de 1981, emitiu seus votos religiosos. No ano seguinte, aos 27 anos, foi enviado a Roma para estudar na Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino.
Um terço de sua vida viveu nos EUA, enquanto o restante passou servindo no Peru, onde chegou como missionário agostiniano. Após anos de atuação no país, conquistou a cidadania peruana. Do Peru, seguiu para o Vaticano, onde assumiu cargo de Bispo.
No Vaticano, chegou a chefiar o Dicastério para os Bispos, cargo responsável por aconselhar o papa sobre a nomeação de líderes da Igreja.
Habemus Papam
O novo papa foi eleito na segunda votação do segundo dia, esta quinta-feira (8), e anunciado por volta das 12h (horário de Mato Grosso do Sul). O Habemus Papam, que anuncia quem será o novo líder da igreja católica no mundo, acontece por volta de 40 minutos a uma hora após a fumaça branca ser solta.
A primeira votação do dia foi feita por volta das 4h30 (horário de MS). Já por volta das 6h, outra rodada aconteceu, e mais uma vez foi emitida a fumaça preta na Capela Sistina, indicando que nenhum cardeal recebeu ao menos dois terços dos votos.
Se não houvesse consenso até o quarto dia de votação (no sábado, dia 10), seria feita uma pausa para oração e conversa entre os cardeais. As votações retornariam no sexto dia e seguiriam até o 12º.
Após 12 dias e 34 votações, a escolha passaria a ser apenas entre os dois mais votados do 34º turno. No entanto, ainda seriam necessários dois terços dos votos para eleger um novo Papa.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!