Boletim da Sala de Situação de Vírus Respiratórios, divulgado na última semana pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), mostrou que os casos de doenças respiratórias aumentaram em Campo Grande (MS). A chegada dos meses mais frios e secos do ano impactaram em mais de 1.000 notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na Capital. Por isso, é importante redobrar os cuidados e ficar atento para saber quando está na hora de procurar um médico.
Além da SRAG, os vírus identificados mais prevalentes são influenza, vírus sincicial respiratório (VSR), rinovírus, Covid-19 e metapneumovírus, sendo que diversos fatores contribuem para a circulação e o agravamento dos sintomas, como a exposição a ambientes fechados e mal ventilados, variações bruscas de temperatura e baixa umidade do ar.
“Nesse período de alta das doenças respiratórias, a população precisa adotar os cuidados já conhecidos, como evitar aglomeração, manter distanciamento de pessoas com sintomas e a higienização frequente das mãos, pessoas sintomáticas devem usar máscara para evitar a contaminação de outras pessoas e manter o calendário de vacinas atualizado”, comenta o pneumologista Dr. Henrique Ferreira de Brito.
Ele também destaca a importância de se vacinar contra a gripe e reforça que este ano a vacina está liberada para toda a população, não apenas para os grupos de risco. “Mesmo vacinada, a pessoa ainda pode contrair o vírus, mas a imunização reduz significativamente o risco de agravamento da doença e de complicações que podem levar à internação”, salienta o profissional.
Mas, afinal, quando procurar um médico? Seguindo o check list abaixo, as chances de “passar da hora” diminuem e muito. É importante observar a evolução dos sintomas e procurar um médico ao perceber sinais de alerta, como:
- Febre persistente
- Dificuldade para respirar
- Cansaço excessivo
- Chiado no peito
- Piora de doenças crônicas preexistentes
Esses sintomas podem indicar agravamento da infecção e necessitam de avaliação profissional o quanto antes.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.