A Paróquia São Sebastião expôs relíquia de Carlo Acutis, um pulôver azul, durante missa na noite desta segunda-feira (1º), em Campo Grande. Emblemático por aparecer em diversas fotos de Acutis, a peça de roupa já estava na Capital desde abril, quando deveria ter ocorrido a canonização do jovem, antes da cerimônia ser adiada devido à morte do Papa Francisco.
Em Campo Grande, segundo a Igreja Católica, aconteceu o primeiro milagre que validou a canonização de Carlo Acutis. Em 2013, o Vaticano confirmou a cura de um menino, Matheus Vianna, diagnosticado com uma grave anomalia congênita no pâncreas, após orações atribuídas ao jovem beato.
Aproximadamente mil pessoas lotaram a igreja, dentro e fora, onde houve transmissão da missa em um telão. No próximo domingo (7), acontece a Canonização do beato Carlo Acutis, no Vaticano e, durante a semana ocorrerá programação que antecede a canonização.
A peça de roupa foi enviada pela própria mãe do beato, diretamente da Itália, como um presente ao padre Marcelo Tenório, pároco da capela da Capital onde Carlo teve seu primeiro milagre reconhecido. Além da nova relíquia, considerada de segundo grau por ser um objeto que tocou o corpo do beato, a capela do milagre também conta com um relicário com relíquia de primeiro grau, contendo partes do próprio corpo de Carlo, como fios de cabelo e um fragmento do coração.
Milagre
O milagre aconteceu em uma missa realizada na Paróquia São Sebastião. Em contato com a família de Carlo na Itália, o padre Marcelo Tenório conseguiu trazer uma relíquia dele para o Brasil, um pedaço do tecido de sua camisa. Como Carlo Acutis morreu no dia 12 de outubro de 2006, o padre realizava missas com a relíquia do adolescente italiano nesta data todos os anos.
“Tínhamos uma relíquia, um pedaço da camisa dele [Carlo Acutis], então todo dia 12 de outubro eu dava uma bênção. O milagre aconteceu no ano de 2013. O menino tinha um problema grave no pâncreas, tudo que comia, vomitava. Ele estava definhando e muito aquém do peso, não tinha como fazer cirurgia”, disse o padre.
A família já havia sido desenganada pelos médicos. Com uma doença rara congênita chamada pâncreas anular, o menino não conseguia comer, estava desnutrido e tinha o peso de uma criança de um ano. “O avô veio com o menino, que tocou na relíquia e pediu para parar de vomitar e o milagre aconteceu. A família fez o exame em 2014, que constatou que ele não tinha mais nada no pâncreas. Pegamos os exames e mandamos para postulação da causa, em Roma”, conta o padre Marcelo Tenório.
A técnica de enfermagem Luciana Lins Vianna, de 40 anos, é mãe do menino e conta que se surpreendeu com o pedido feito à Carlo Acutis. Como ele ainda era muito pequeno, ela não imaginou que ele fosse pedir a cura para a doença. “Ele pediu espontaneamente. Neste mesmo dia, ele voltou a comer”, conta.
Programação
Nos dias seguintes, haverá missas e atividades que reunirão a comunidade para celebrar a passagem do beato pelo mundo. Confira a programação completa a seguir:
1º/09 (segunda-feira)
19h – chegada da relíquia, camisa do Carlo e Missa de Abertura
Local – Igreja Matriz (Paróquia São Sebastião)
02/09 (terça-feira)
18h30 – Hora da Graça e distribuição de pétalas
19h – Santa Missa
Local – Capela do Milagre
03/09 (quarta-feira)
18h30 – Hora da Graça e distribuição de pétalas
19h – Santa Missa
20h – Quiz sobre Carlo Acutis
Local – Capela do Milagre
04/09 (quinta-feira)
18h30 – Hora da Graça e distribuição de pétalas
19h – Santa Missa
20h – Vigília com Adoração ao Santíssimo “A Eucaristia é a minha autoestrada para o céu”
Local – Capela do Milagre
05/09 (sexta-feira)
18h30 – Hora da Graça e distribuição de pétalas
19h – Santa Missa
20h – Noite da Juventude
Local – Capela do Milagre
06/09 (sábado)
18h30 – Hora da Graça e distribuição de pétalas
19h – Santa Missa
20h – Noite Mariana
Local – Capela do Milagre
07/09 (domingo)
5h – Café da Manhã no Salão da Divina Providência
5h30 – Canonização do Beato Carlo Acutis – transmissão ao vivo do Vaticano
8h30 – Procissão da Capela do Milagre até a Igreja Matriz
9h – Veneração da Relíquia de Carlo Acutis
10h – Missa de Ação de Graças pela canonização de São Carlo Acutis
11h30 – Almoço de encerramento (comercializado)

Padre Marcelo Tenório durante a missa (Foto: Madu Livramento/Midiamax)

Foto: Madu Livramento/Midiamax

Foto: Madu Livramento/Midiamax