O público chegou cedo para garantir um bom lugar nas arquibancadas para assistir ao tradicional desfile cívico-militar em comemoração à Independência do Brasil, que acontece na manhã deste domingo (7), no centro de Campo Grande.
Jéssica Barros levou o filho, o pequeno Daniel, de seis anos. Eles chegaram cedinho para conseguir uma sombra e assim conseguir assistir ao desfile.
“Trago o meu filho porque considero importante ele ter esse momento cívico e também porque ele gosta bastante de ver os soldados marchando. Chegamos por volta das 7h para pegarmos um lugar na sombra”, disse Jéssica.
O Casal Ana Paula e Rafael Augusto também madrugou para acompanhar o filho que vai desfilar. “Normalmente, eu sempre estou trabalhando, mas hoje consegui vir e vou aproveitar para ver o meu filho”, explica Ana Paula.

Os vendedores ambulantes também aproveitaram o desfile para ganhar uma renda extra. Fazendo escultura de balão há mais de 20 anos, o palhaço Cutuco é o ídolo da criançada.
“Hoje trouxe cerca de 300 balões para fazer esculturas. Sou figurinha carimbada dos desfiles, sempre vou em todos vender os balões e fazer palhaçadas”, disse o palhaço.
Com muito algodão-doce, a vendedora conhecida como Baiana, também pretende faturar uma graninha extra com o evento.
“A minha expectativa é vender todo o meu estoque. Trouxe 100 potes de algodão-doce e pretendo vender todos. Também trouxe pururuca. Sempre vendo nos terminais de ônibus e hoje estou aqui tentando fazer uma graninha para pagar as contas”.
Fique atento ao trânsito
Para evitar transtornos, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) orienta que os condutores respeitem as sinalizações provisórias e planejem rotas alternativas, como pela Rua Eça de Queiroz, Avenida Ernesto Geisel, Avenida Fernando Corrêa da Costa no sentido centro/bairro, Avenida Calógeras e Rua Rui Barbosa.
Ruas com interdições
R. 14 de Julho x R. Eça de Queiroz;
R. 14 de Julho x Tv. Guia Lopes;
R. 14 de Julho x Tv. Cel. Mario Peixoto;
R. 14 de Julho x Tv. Camões;
R. 14 de Julho x Tv. Cel Edgard Gomes;
R. 14 de Julho x R. Gal Melo;
R. 13 de Maio x Av. Mato Grosso;
Av. Mato Grosso x Av. Calógeras;
Av. Mato Grosso x R. Rui Barbosa;
Av. Calógeras x R. Antônio Maria Coelho;
R. 14 de Julho x R. Maracaju;
R. 14 de Julho x R. Mal. C. M. Rondon;
R. 14 de Julho x R. Barão do Rio Branco;
R. 14 de Julho x Av. Fernando C. da Costa;
R. 13 de Maio x Av. Fernando C. da Costa;
Av. Calógeras x R. Sete de Setembro;
Av. Calógeras x R. 26 de Agosto;
R. Rui Barbosa x Av. Fernando C. da Costa;
R. Rui Barbosa x R. 15 de Novembro;
R. Rui Barbosa x R. Dom Aquino;
R. Rui Barbosa x R. Maracaju;
R. Rui Barbosa x Av. Mato Grosso;
Vias alternativas;
R. Eça de Queiroz;
Av. Ernesto Geisel;
Av. Fernando C. da Costa (sentido centro-bairro);
Av. Calógeras;
R. Rui Barbosa.
Ônibus
Conforme a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), houve planejamento com operação especial do transporte coletivo durante o feriado. Neste dia, as linhas 080 e 081 irão operar com o horário de sábado, para reforçar o atendimento para os passageiros que utilizam essas linhas. As demais linhas funcionarão conforme os horários de domingos e feriados.
Além disso, haverá reforço nos terminais Guaicurus, Morenão, Bandeirantes, Aero Rancho, Júlio de Castilho, General Osório, Nova Bahia e Hércules Maymone contarão com dois veículos reserva, disponíveis das 6h às 13h30.
Na praça do Rádio, haverá cinco veículos reserva entre os horários das 11h às 13h, prontos para atender eventuais demandas ou imprevistos.
A Agetran reforça o compromisso com a mobilidade urbana e orienta os passageiros a verificar os horários com antecedência, utilizando os canais oficiais para acompanhar os horários atualizados.
Segundo o CMO (Comando Militar do Oeste), as tropas estarão no local do desfile às 6h30. As entidades civis abrem o evento a partir das 9h. Tradicionalmente, a montagem de arquibancadas e palanque oficial fica na Avenida Afonso Pena, entre a Avenida Calógeras e Rua Rui Barbosa, em ambos os sentidos. Além disso, é interditada a Rua 13 de Maio entre Rua Dom Aquino e Rua 15 de Novembro.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Bianca Iglesias)