Maio chegou e, para muitos brasileiros, a contagem regressiva para o prazo final da declaração do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) se intensifica. Mas, para uma parcela específica da população, este mês se assemelha muito mais a um período de pico de trabalho, uma verdadeira maratona profissional: os contabilistas. Em Campo Grande, a rotina desses especialistas se transforma, com os prazos se apertando diante da missão de auxiliar os contribuintes a acertarem as contas com o Leão.
É no “apagar das luzes” do Imposto de Renda que a procura por esses profissionais atinge o ápice. Elias Guerra, um experiente contabilista da capital sul-mato-grossense, confirma essa dinâmica. “Sempre tem aqueles clientes que deixam para a última hora”. Essa demanda repentina impõe um ritmo intenso aos escritórios de contabilidade. “Não dá para deixar a rotina dos demais trabalhos de lado”, explica Elias, revelando que a solução para lidar com o aumento da demanda é, muitas vezes, o reforço na equipe. “Nessa época tem uma colaboradora do escritório que me ajuda na demanda”, explica.
Mas, afinal, com a desburocratização na entrega da declaração por parte da Receita Federal, quais são as vantagens de investir nesse serviço? A resposta vai para a temida malha-fina. “A vantagem em se fazer com profissional é justamente mão de obra qualificada para evitar declarações errôneas e inconsistentes, podendo inclusive cair em malha fina”. Em outras palavras, a expertise do contador pode ser a chave para evitar dores de cabeça futuras com a Receita Federal.
Mas quanto custa ter a expertise de um profissional para realizar a declaração do IRPF? Para quem deseja buscar esse serviço, ele pode ser mais barato do que se imagina. Segundo Elias, o valor médio cobrado em Campo Grande parte de R$ 150 a R$ 200, mas pode aumentar dependendo da complexidade de cada caso.
Como escolher um profissional qualificado
Em meio à urgência de maio, a escolha de um profissional competente e de confiança se torna ainda mais relevante. Uma matéria anterior do Midiamax já havia abordado essa importante questão, oferecendo orientações valiosas para os contribuintes de Mato Grosso do Sul.
Embora a elaboração da declaração do IRPF não seja uma atividade exclusiva de contadores, o presidente do CRCMS (Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso do Sul), Otacílio dos Santos Nunes, aconselha fortemente a busca por um profissional da área. “É aconselhável que o contribuinte procure um profissional da Contabilidade regular, porque ele tem o conhecimento e a experiência necessários para ajudar”, pontua.
Para evitar cair em golpes ou contratar profissionais não habilitados, o CRCMS oferece ferramentas importantes. Uma delas é a consulta cadastral disponível no site www.crcms.org.br. Através dessa ferramenta, o contribuinte pode verificar se o profissional possui registro ativo no Conselho. A simples solicitação da carteira de identidade profissional do contador e a posterior busca no site pelo Certificado de Habilitação Profissional podem ser medidas preventivas eficazes.
Assim, enquanto maio se configura como um período de intensa atividade para os contabilistas de Campo Grande, para os contribuintes, a escolha de um profissional qualificado pode ser o caminho mais seguro e eficiente para navegar pelas complexidades do Imposto de Renda, evitando os erros e potenciais problemas com o fisco.
***
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!