Em uma jogada que gerou polêmica no Chile, Rodrigo Paz, candidato à presidência da Bolívia, propôs a legalização de todos os veículos “chutos”, que são automóveis sem documento e que entraram ilegalmente em terras bolivianas, a maioria por meio de contrabando.
A proposta de Paz, que classificou a presença dos veículos “chutos” como um fato inegável na Bolívia, gerou uma forte reação por parte do governo chileno, que a considerou um “incentivo” para atividades criminosas.
Em muitos casos, os “chutos” foram roubados em países vizinhos, como o Chile. De acordo com a Câmara Automotiva da Bolívia, mais de um milhão de “chutos” circulam no país, embora as estimativas variem. Esses veículos são vendidos a preços muito mais baixos do que os do mercado formal, com descontos que chegam a 50%, atraindo muitos compradores.
Segundo a proposta de Paz, a legalização desses carros os integraria ao Registro Único para a Administração Tributária Municipal, concedendo aos proprietários acesso a serviços financeiros e segurança jurídica. No entanto, sua equipe econômica ressaltou que os veículos roubados seriam confiscados, não legalizados.
Os carros mais roubados no Chile
A polêmica proposta de Paz veio à tona em um momento em que a Associação de Seguradoras do Chile divulgou dados sobre o roubo de veículos. Conforme o relatório, entre janeiro e julho de 2025, houve 8.143 roubos de carros segurados. Esse número representa uma ligeira queda de 1,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Os dados revelaram que o crime de roubo de veículos está concentrado em algumas marcas e modelos específicos. O ranking dos carros mais roubados nos últimos 12 meses (até julho de 2025) é liderado por picapes e SUVs, que são alvos preferenciais devido ao seu alto valor de mercado e à facilidade de revenda de suas peças.
O top 3 de veículos mais roubados no Chile são: Toyota Hilux (1.016 roubos); Toyota RAV4 (763 roubos); e Mitsubishi L200 (614 roubos).
O relatório também destacou que, embora a maioria dos roubos ocorra sem violência, há um aumento nos casos que envolvem força e intimidação, especialmente em alguns modelos. Por exemplo, enquanto mais de 90% dos roubos de picapes como a Toyota Hilux e RAV4 são sem violência, em modelos como o Chery Tiggo, mais de 52% dos roubos envolvem o uso de força.
*Com informações do Imol/Chile.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
(Revisão: Dáfini Lisboa)