Começa na sexta-feira (23), na Aldeia Limão Verde, em Aquidauana, o projeto Semeando o Futuro — que visa ao reflorestamento sustentável em terras indígenas Terena.
A ação tem o objetivo de fortalecer práticas de conservação ambiental, conhecimento tradicional indígena e a promoção do reflorestamento ecológico e produtivo do Cerrado sul-mato-grossense.
O projeto também atua em três frentes fundamentais: preservação da biodiversidade, fortalecimento da cultura Terena e a promoção da segurança alimentar.
“Estamos plantando as sementes do nosso futuro, com as mãos dos nossos jovens, com o saber dos nossos mais velhos. Isso aqui é mais que reflorestamento, é nossa forma de proteger a terra, garantir o alimento e ensinar a nossos filhos o valor da nossa cultura e da natureza”, destaca o cacique Ademilson Souza.
A ação é realizada por indígenas e em parceria com o Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia) e Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), além de viveiro e universidades pública e particular.
O lançamento do projeto será às 8h30, na Aldeia Limão Verde, em Aquidauana. O plantio será realizado com um sistema produtivo que inclui cultivos como: banana, mandioca, café, guavira, mamão e hortaliças.
***
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!