Estudantes indígenas vão aliar inovação, ancestralidade e ação social durante a execução ‘Trilha de Inovação – Projeto Arandu Roky’, que será realizado no próximo sábado (16) Escola Municipal Indígena Tengatuí Marangatu, localizada na Aldeia Jaguapiru, reserva federal de Dourados.
A iniciativa é promovida pelo Ecossistema de Inovação de Dourados, do qual a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) faz parte. A trilha tem como missão mobilizar jovens indígenas para desenvolver soluções criativas e sustentáveis para as comunidades.
“Levar água a todas as torneiras” da comunidade. De acordo com a professora Jane Mendonça, representante da UFGD no Ecossistema, a realização de uma maratona de inovação dentro da comunidade indígena já é, por si só, um marco.
“O Projeto Arandu Roky, que significa ‘nascendo ideias’, mobilizará as comunidades das aldeias Jaguapiru e Bororó na busca por soluções para o problema da água. Estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental, bem como do ensino médio das escolas municipais e estaduais, formarão 10 equipes”, explica a professora.
Ao longo do dia, a programação do evento incluirá os seguintes momentos: abertura cultural com o Grupo de Dança e Teatro VY’A, formação dos grupos e desenvolvimento das ideias, rodízio com mentores e mostra de projetos do Ecossistema de Inovação de Dourados.
O encerramento contará com as apresentações finais das soluções levantadas, avaliação e premiação das melhores propostas.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.