Projeto cultural que vai capacitar 150 jovens de 15 a 29 anos em criação e produção teatral foi aprovado para captar R$ 199.490,50 em recursos incentivados.
A iniciativa intitulada “Bastidores: A Produção Teatral na Prática Criativa”, levará a formação gratuita para cinco cidades do interior de Mato Grosso do Sul.
O proponente, Leonardo Augusto Madureira de Castro, de Campo Grande, tem autorização para buscar o patrocínio entre 23 de setembro e 31 de dezembro deste ano.
O curso, teórico e prático, abordará todo o processo de montagem de uma peça, desde a concepção da ideia até o planejamento artístico, produção e finalização estética, com foco na criação baseada na realidade local dos participantes.
A estrutura do curso prevê uma carga horária total de 200 horas, sendo 40 horas em cada município, com aulas presenciais aos finais de semana e mentorias online.
Ao final, os alunos receberão certificado e terão desenvolvido uma dramaturgia completa, com direção de arte e técnica definidas, pronta para ser encenada.
Um dos principais destaques do projeto é seu foco em inclusão social. Das 30 vagas oferecidas em cada cidade, 20 serão destinadas prioritariamente a mulheres, pessoas negras, indígenas, membros de comunidades tradicionais como terreiros e quilombolas, populações nômades, ciganos, pessoas LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência, totalizando 100 vagas de ação afirmativa.
O objetivo é formar novos criadores e prepará-los para o mercado de trabalho artístico.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.