Escolhido por pelo menos 89 dos 133 cardeais, o estadunidense Robert Francis Prevosti é o novo Papa. O anúncio foi realizado pelo Vaticano no início da tarde desta quinta-feira (8), após a fumaça branca ser emitida da Capela Sistina. Leão XIV é o nome escolhido pelo pontífice.
Prevost, de 69 anos, tem perfil progressista e é bem visto por grupos conservadores. Embora discreto quanto a temas-chave, ele estaria muito próximo da visão de Francisco em relação ao meio ambiente e à ajuda aos pobres e migrantes.
Leia também: Diácono da Capital vive por duas vezes anúncio de novo papa enquanto presidia cerimônia
Declarações do novo Papa
O agora papa Leão XIV, em 2023, se posicionou contra a ordenação de mulheres. Em sua declaração, ele disse que “clericalizar as mulheres” não resolveria problemas da Igreja.
Sobre pena de morte, ele já compartilhou um vídeo nas redes sociais que critica a penalidade, válida nos Estados Unidos – país em que nasceu – e disse que isso é “inadmissível”.
O novo papa também já se posicionou quanto a necessidade da Igreja estar mais próximas das pessoas. Para o site oficial do Vaticano, em 2024, ele afirmou que “o bispo não deve ser um pequeno príncipe sentado em seu reino”. Ao contrário, pontuou que um líder da Igreja é “chamado autenticamente a ser humilde, a estar próximo das pessoas a quem serve, a caminhar com elas, a sofrer com elas”.
Ainda em 2024, o pontífice falou sobre a crescente crise ambiental enfrentada mundialmente, apontando que o precisamos passar das palavras para a ação.
Já sobre a bênção a casais do mesmo sexo, Leão XIV nunca se posicionou contra ou a favor. No entanto, em outubro de 2024, segundo a imprensa católica, ele teria dito que as conferências episcopais nacionais deveriam ter autoridade sobre o assunto, respeitando as diferenças culturais.
Sobre Prevost
Prevost é o primeiro papa norte-americano da história e se tornou cardeal há apenas dois anos. Nascido em Chicago, construiu sua carreira eclesiástica no Peru. Inclusive, em seu primeiro discurso, fez uma mensagem em espanhol agradecendo à Diocese do país latino-americano. Esta é outra novidade: foi a primeira vez que um pontífice fala em outro idioma além do italiano no discurso inaugural.
Considerado discreto e conciliatório, Prevost fez menção ao antecessor, Francisco, em seu discurso nesta quinta-feira. “Obrigado, papa Francisco”, declarou.
A escolha do novo papa ocorre 17 dias após a morte de papa Francisco em decorrência de um AVC e insuficiência cardíaca em sua residência, no Vaticano. Em um papado de 12 anos, Francisco promoveu reformas históricas e aproximou a Igreja de um catolicismo mais próximo aos fiéis.
*Com informações do Portal G1
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.