Mais do que uma perda pelos ensinamentos e dedicação à Agronomia que atravessaram décadas, o professor Nestor Antônio Heredia Zarate deixa um histórico incontestável em sua existência na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul.
Ele morreu aos 76 anos, nesta terça-feira (26), antes de ser submetido a uma cirurgia cardíaca. O professor aposentado da Faculdade de Ciências Agrárias deixa um legado de ensinamento, dedicação e, acima de tudo, amor ao próximo.
Conhecido carinhosamente como ‘compadre’, o professor Nestor dedicou 40 anos de sua vida ao ensino da Agronomia no Ceud (Centro Universitário de Dourados), campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
Orientou mais de 131 alunos em iniciação científica, 50 pesquisadores em mestrado e 27 em doutorado e pós-doutorado, além de ter publicado mais de 200 artigos científicos.
Seu trabalho, no entanto, ia além das salas de aula. Segundo relato do técnico administrativo da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), o professor Nestor era um entusiasta da agroecologia.
Segundo Franz, com a ajuda de alunos voluntários, implantou dezenas de hortas em escolas e instituições, como a PED (Penitenciária Estadual de Dourados), além de orfanatos da cidade.
O ‘compadre’ dos pirulitos: um gesto de amor e esperança
Um fato marcante na vida do Professor Nestor era sua constante companhia de um saquinho cheio de pirulitos. Era comum vê-lo distribuindo os doces e chamando a todos de ‘compadre’ ou ‘comadre’.
“Mais do que um simples gesto, o pirulito representava o amor e a esperança que ele transmitia às pessoas, um símbolo do mundo ideal que ele tanto almejava e uma lição de amor ao próxima”, conta Franz à reportagem do Jornal Midiamax.
As lições de vida do professor também foram ressaltadas em uma homenagem feita pela filha, Silvia Heredia em homenagem ao Dia dos Pais, nas redes sociais.
“Professor Néstor, famoso compadre, um pai e um profissional exemplar, alguém que deu a vida pela profissão, pelos filhos, pela família, pelos projetos sociais, um guerreiro que saiu do Equador, que traçou grande parte da sua trajetória no Brasil, que foi reconhecido como cidadão sul-mato-grossense. Hoje eu te desejo, pai, um feliz dia dos pais e muito obrigada por ser esse exemplo para a nossa família”, publicou a filha.
Homenagens e luto oficial
A UFGD decretou luto oficial de três dias em homenagem ao Professor Nestor Antônio Heredia Zarate. O velório está sendo realizado na Capela Pax Primavera em Dourados, e o sepultamento ocorrerá hoje, às 16h, no Cemitério Parque Primavera.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Bianca Iglesias)