Pular para o conteúdo
Cotidiano

Produtividade do milho segunda safra deve ter crescimento de 35% em MS

Segunda safra de milho deve alcançar a produção recorde de 123,3 milhões de toneladas (mmt), o que representa um aumento de 20,2 mmt sobre a safra 23/24
Osvaldo Sato -
Produtividade em MS alcançou 98,1 sacas por hectare. (Foto: Rally da Safra)

A segunda do deve alcançar produção recorde de 123,3 mmt (milhões de toneladas métricas). É o que revela dados do Rally da Safra, que percorreu os principais estados produtores coletando e analisando dados de produção e produtividade.

Com base nos resultados da expedição, a Agroconsult, organizadora do Rally, estima o aumento de 20,2 mmt sobre a safra 23/24. Isso porque a produtividade média nacional atingiu o patamar recorde de 113,8 sacas por hectare, a maior já alcançada no país.

Em , a produtividade alcançou 98,1 sacas por hectare, o que representa um avanço de expressivos 35,1% em relação à safra anterior. Todos os demais principais estados produtores também tiveram crescimento de produtividade.

Neste sentido, o recordista é o estado de Mato Grosso, que deve atingir volume histórico de 131,9 sacas por hectare, representando aumento de 11,6% em relação à safra passada. Goiás também terá recorde, com 126,1 sacas por hectare, crescimento de 5,6%. O mesmo acontece com o Paraná, com 106,5 sacas por hectare, aumento de 16,5%.

Causas

O clima foi fundamental para o resultado. Apesar do atraso no início do plantio, as chuvas de abril, maio e até mesmo de junho garantiram que não faltasse umidade no campo para o enchimento dos grãos.

As condições das lavouras também ratificam os números. Mesmo com pequena redução na população de plantas em algumas regiões, especialmente nas regiões Oeste e Sudeste de Mato Grosso, houve significativo aumento no número de espigas e de grãos por espiga. E, apesar da alta incidência de lagartas, que trouxe grande preocupação, o controle fitossanitário foi eficiente, resultando em baixo impacto sobre a produção.

O crescimento da produção é sustentado ainda por uma expansão de 5,7% na área plantada da segunda safra em relação à temporada anterior, totalizando 18,1 milhões de hectares (acréscimo de 982 mil hectares).

Com a safra de milho verão somando mais 27 mmt, a produção total deve alcançar 150,3 mmt, chegando a 21,3 mmt a mais que na safra passada e impondo desafios a toda cadeia do cereal.

Do lado do consumo doméstico, há motivos para otimismo. O mercado de rações apresenta sinais de retomada, especialmente após o controle e a superação da gripe aviária. Além disso, o mercado de etanol de milho segue aquecido, impulsionando a demanda pelo cereal. Com esses fatores, o consumo interno deve atingir 97 mmt.

Em relação às exportações, embora a previsão inicial para o segundo semestre aponte para um volume de 44,5 mmt, o ritmo dos embarques estará sujeito ao comportamento dos principais mercados compradores e à conjuntura internacional. O resultado das safras americana e argentina, além de eventos geopolíticos, como o desenrolar da guerra entre Israel e Irã, podem impactar consideravelmente a demanda externa.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Lula reúne PT e pede que partido dê prioridade a alianças competitivas

Relatório traz MS como um dos estados com maior índice de desigualdade racial

calendário

Acabou a folga? Único feriado nacional de setembro cai em um domingo

Maduro aparece de farda e se diz pronto para se defender dos EUA

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Dupla se passa por policiais e executa homem com dez tiros no Santa Emília

Governador Eduardo Riedel é recebido pelo diretor-presidente do Jornal Midiamax

PM se envolve em briga e aponta arma para homem em bar na Vila Carvalho

Últimas Notícias

Mundo

Suécia e Holanda pedem sanções e suspensão de acordo com israelenses

Chanceleres dos dois países pediram punição específica a ministros radicais e aos colonos judeus na Cisjordânia

Cotidiano

Campo Grande tem Dia D de vacinação contra sarampo neste sábado

Campanha de vacinação acontece na Praça Ary Coelho

Polícia

Brasileira de 19 anos que comandava ‘boca de fumo’ na fronteira com MS é presa

Jovem foi detida em operação realizada em Capitán Bado, na divisa com Coronel Sapucaia

Polícia

Dupla se passa por policiais e executa homem com dez tiros no Santa Emília

Yuri Ramirez estava em liberdade há um mês após sair da prisão com tornozeleira eletrônica; ele tem passagens por tráfico de drogas e estupro