Enquanto o inverno amazônico favorece chuvas em várias regiões do Brasil, Mato Grosso do Sul deve registrar, nos próximos 10 dias, tempo seco e escassez de chuvas.
De acordo com o MetSul, a região deve registrar chuvas irregulares, ou seja, pouca ou nenhuma precipitação no período. Se chover, o volume pode variar de 5 a 20 milímetros.
Já o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica que haverá predomínio de sol e poucas nuvens até o próximo fim de semana. Essa situação meteorológica ocorre devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que favorece o tempo mais quente e seco no Estado.
Escassez de chuvas
Contudo, a região permanece com altas temperaturas, com máximas oscilando entre 31 °C e 35 °C, além de baixos índices de umidade relativa do ar, entre 25% e 45%. O cenário exige atenção com a hidratação e cuidados com a saúde.
Ainda conforme o monitoramento, a tendência meteorológica até o dia 21 de maio é de acumulados de chuva entre 10 e 60 milímetros, principalmente nas regiões centro-sul, leste e oeste do Estado.

Abril chuvoso
O mês de abril encerrou-se com indicativos elevados de chuva em Mato Grosso do Sul. Os dados do boletim mensal mostram acumulados de precipitação entre 150 e 300 mm, especialmente nas regiões central, sul, leste e norte. O registro confirma que as chuvas superaram a média climatológica em grande parte do território sul-mato-grossense, com ênfase no centro-sul e no norte.
Todos os 38 municípios acompanhados pelo Cemtec tiveram volumes de precipitação acima do esperado para abril. O município de Santa Rita do Pardo liderou o ranking pluviométrico, com 370 mm de chuva acumulada. O número representa o volume de 320% acima da média histórica local.
Campo Grande também sentiu o impacto das chuvas acima da média. Conforme a tabela, a precipitação acumulada em abril de 2025 ficou 129% acima da média histórica registrada pela estação meteorológica do Inmet na Embrapa Gado de Corte.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.