O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou a previsão do tempo para o mês de setembro de 2025, com uma tendência de chuvas acima da média em parte de Mato Grosso do Sul.
De acordo com a previsão para o próximo mês, o extremo sudeste de Mato Grosso do Sul poderá registrar até 50 milímetros acima da média histórica de precipitação para o período, o que representa uma importante exceção ao padrão esperado para o Centro-Oeste.
Contudo, na maior parte do Estado, os volumes de chuva devem seguir próximos ao esperado. A exceção é a região oeste de Mato Grosso do Sul, onde a previsão indica chuvas abaixo da média histórica, o que pode agravar a condição de solo seco em regiões produtoras.
Temperaturas mais altas favorecem colheita
O cenário também chama atenção com relação às temperaturas médias em setembro que devem ficar acima de 22,5°C na maior parte do Estado, com exceção da região sul, onde os termômetros podem manter médias acima de 20°C. No geral, a previsão aponta temperatura entre 0,6°C e 1,5°C em relação à média histórica.
Essa condição de calor ligeiramente acima do normal poderá favorecer a colheita do milho segunda safra e do algodão, reduzindo os riscos de perdas por excesso de umidade, sobretudo nas áreas onde as chuvas continuarão dentro da normalidade.
Por outro lado, os agricultores que iniciam o plantio da soja e do feijão da terceira safra devem ficar atentos devido à combinação de temperaturas elevadas, e a baixa umidade relativa pode comprometer a germinação das sementes e o enchimento dos grãos.
Mato Grosso do Sul segue uma tendência similar ao restante da Região Centro-Oeste, que também deve registrar chuvas próximas da média e temperaturas acima do habitual.
No entanto, a anomalia positiva de precipitação no sudeste do Estado é uma particularidade importante, que pode influenciar decisões no campo, além de representar um alívio parcial para áreas que vinham enfrentando estiagem.
Seca histórica
Em 2024, o Estado registrou seca histórica em setembro. Foram 41 cidades de MS com chuvas abaixo do esperado no mês daquele ano.
Os dados são do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), em boletim mensal de 2024. No ano passado, a menor temperatura registrada foi 6,2°C no dia 6 de setembro, em Amambai. Enquanto a maior do mês foi 43,1°C no dia 25, no município de Água Clara.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
(Revisão: Dáfini Lisboa)