Os mais de mil terremotos registrados em duas semanas no arquipélago de Tokara, ao sul do Japão, somados a um suposto desastre previsto para acontecer no dia 5 de julho por um mangá, têm causado preocupações nos moradores do país.
Um dos exemplos é a campo-grandense e leitora do Jornal Midiamax, Silmara Yonaha, que comentou durante a transmissão do programa ‘Midiamax No Ponto‘ desta quinta-feira (3). Ela afirma que estaria previsto um “grande terremoto para o Japão”, no sábado, dia 5.
Teoria de mangá do Japão
De fato, nos últimos dias, tem repercutido no país nipônico rumores sobre uma suposta previsão de um grande terremoto para o dia 5 de julho de 2025.
Trata-se de um mangá do Japão, chamado O Futuro que Vi, da artista Ryo Tatsuki, publicado originalmente em 1999. Ele combina sonhos e previsões que a autora tem, e já “previu” alguns importantes acontecimentos.
O mangá indicou o terremoto de Kobe, em 1995, o desastre de Fukushima, em 2011, e até mesmo a pandemia de Covid-19 em 2020.
Na edição lançada em 2021, Tatsuki relata a colisão de duas placas tectônicas, representadas por dragões, que causaria uma grande catástrofe no Japão, Filipinas e outras regiões do Oceano Pacífico no dia 5 de julho.
O desastre afetou o turismo local, já que vários turistas cancelaram viagens ao país. Agências de turismo de Hong Kong chegaram a registrar queda de até 50% nas reservas para os meses de junho e julho.
No entanto, a Agência Meteorológica do Japão desmentiu a possível previsão e afirmou não passar de um boato.
“Estamos cientes de que essas histórias estão circulando, mas isso é uma farsa. Com a ciência e a tecnologia atuais, não é possível prever terremotos”, afirmou Ebita, da Agência de Meteorologia japonesa, negando a ‘previsão’ do mangá.
Ilha evacuada
Porém, apesar de negar o possível desastre, as autoridades do Japão já possuem um para lidar. A ilha de Akuseki, do arquipélago de Tokara, teve seus 89 moradores evacuados após um forte tremor nesta quinta (3).
Desde o dia 21 de junho, a região registrou 1.031 terremotos. O terremoto desta quinta teve magnitude de 5,5. No entanto, nenhum dano grave foi relatado e ninguém ficou ferido.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
***