Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com presença da ministra da Cultura, Centro de Artes é inaugurado no Lageado

Solenidade acontece na tarde desta terça-feira (19)
Idaicy Solano, Dândara Genelhú -
Inauguração acontece na tarde desta terça-feira (19). (Foto: Helder Carvalho/Jornal Midiamax)

Após enfrentar 13 anos de obras paradas, o CEU das Artes (Centro de Artes e Esportes Unificados) foi finalmente inaugurado, na tarde desta terça-feira (19). A solenidade contou com representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de , além da presença da ministra de Cultura, Margareth Menezes. 

O espaço está localizado no Bairro Lageado e vai beneficiar mais de 12 mil pessoas que moram na região do Lageado, Parque do Sol, Dom Antônio e adjacências, oferecendo atividades culturais, esportivas e sociais.

O Centro ocupa uma área de 7 mil m² e irá abrigar a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), a Secult (Secretaria Executiva de Cultura) e a Funesp (Fundação Municipal de Esporte). A estrutura também conta com uma biblioteca com telecentro, teatro com 125 lugares, quadras, pista de skate, pista de caminhada, academia ao ar livre e espaço para jogos.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Moradora da região desde que ansceu, Crislaine Lima da Silva, de 27 anos, relatou que considera importante espaços como o Centro de Artes, principalmente para as crianças da comunidade. “O nosso bairro não tinha nada relacionado ao lazer, e eu fiquei sabendo que vai ter bastante coisa legal. Eu acho importante até para a cultura das crianças, ter um ambiente mais saudável”.

Clariane vitória Rodrigues Soares, de 17 anos, chegou ao bairro há dois anos e destacou que está com boas expectativas para as apresentações culturais e cursos que o espaço irá oferecer. “Quando cheguei, ainda não estava pronto. Depois que fiquei sabendo que iria inaugurar, eu achei bom, por conta das crianças e tudo mais. Achei importante também”.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou que essa é uma das obras paradas que foram retomadas e comentou sobre a intenção de estender o projeto para o interior. “A gente entende que, quando o equipamento cultural chega numa comunidade, ele transforma a vida das pessoas, principalmente pela oportunidade de estar perto da leitura, da música, do teatro, do esporte. Nesse caso aqui, tem essa integração do Esporte e da Música”. 

A subsecretária de equipamentos culturais do Ministério da Cultura, Cecília Sá, completou dizendo que o objetivo do espaço é promover encontros. “O objetivo do Céu é trazer gente, é que as pessoas ocupem esse espaço plenamente”.

Ministra da Cultura, Margareth Menezes. (Foto: Helder Carvalho/Jornal Midiamax)

A vice-prefeita de Campo Grande, Camila Nascimento, destacou a parceria com o governo federal para a entrega do Centro e afirmou que o Cras (Centro de Referência em Assistência Social) atende mais de cinco mil pessoas na região. Além disso, Camila agradeceu a presença da ministra e ressaltou as benfeitorias que o espaço fará na comunidade. 

“São muitas crianças aqui na convivência, além das famílias atendidas, então, quando a gente vê o brilho no olhar de cada uma dessas crianças, quando abre um livro, quando tá fazendo alguma atividade, para nós é de grande valia”.

O vice-governador do Estado, José Carlos Barbosa (Barbosinha), também agradeceu ao governo federal pela parceria e relembrou que a obra, que recebeu recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), há mais de uma década, no governo Lula, concretizou-se no mesmo governo. “Que seja um céu aqui na terra, mais união, menos divisão”.

Também estiveram presentes na solenidade os deputados estaduais Lidio Lopes (Patriota), Pedro Kemp (PT), Paulo Duarte (PDS) e Gleice Jane (PT); os deputados federais Camila Jara (PT) e (PT); além dos vereadores Luiza Ribeiro (PT), Jean Ferreira (PT) e Landmark Rios (PT).

Apresentação da Banda da Guarda Municipal de Campo Grande. (Foto: Helder Carvalho/Jornal Midiamax)

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Candidatos ao processo seletivo para professor da Reme já podem conferir os locais de prova

Após tentativa de homicídio ex-vereadora da fronteira com MS é mandada para penitenciária

Terenos aluga maquinário para limpeza após rescindir contrato alvo de operação

Deu ruim! Derrota histórica do Brasil contra o Japão vira piada; veja memes

Notícias mais lidas agora

Após denúncia no Conselho Nacional, MPMS suspende locação milionária de 750 iPhones

Professor do Joaquim Murtinho dá aulas de Vôlei há mais de 30 anos e vibra com Supercopa na Capital

Casal ‘elo’ de esquemas de corrupção faturou R$ 8,7 milhões em contratos com prefeituras de MS

China pede que EUA corrijam erros e resolvam questões por meio de diálogo

Últimas Notícias

Política

LOA já causa divergência na Alems diante de previsão de receita abaixo da inflação

Segundo a oposição, receita reduzida pode comprometer serviços, enquanto aliados consideram índice reflexo de retração nacional

Polícia

Distribuidora mantém 30 funcionários para descaminho de R$ 144 milhões com perfumes árabes

Distribuidora adquiria os perfumes no Egito, Dubai e Oriente Médio, trazia para Campo Grande e vendia para outros estados

Cotidiano

Ex-alunos da Estácio são indenizados após fechamento de curso em Campo Grande

Acadêmicos de Jornalismo tiveram até que transferir a matrícula para outras instituições, já que alguns deles se formariam em 2021

Mundo

Incêndio em fábrica de roupas deixa ao menos nove mortos em Bangladesh

Depósito de produtos químicos também foi atingido e uma pessoa ficou ferida