Considerado o ‘Enem dos Concursos’, o CPNU (Concurso Público Nacional Unificado) ocorre neste domingo (5) em todo o Brasil. O processo, que representa a oportunidade de estabilidade associada ao concurso público, costuma começar bem antes da prova objetiva: para aqueles que realmente dedicam-se a uma vaga, a preparação é fundamental.
Com mais de 760 mil inscritos no país e 3.652 vagas distribuídas nos órgãos federais, a concorrência está mais que acirrada. Além dos brasileiros, candidatos estrangeiros de países vizinhos à Mato Grosso do Sul também concorrem aos cargos disponíveis.
É o caso de Noemi Malale, de 40 anos, que mora em Campo Grande há 7 anos. Imigrante da Bolívia, a enfermeira trabalhava na área de cardiologia e vai tentar uma vaga na área da enfermagem no Enem dos concursos.
“Eu venho me preparando há bastante tempo, mais ou menos uns três meses. Meu marido me incentivou, me animou a fazer a prova. Quero uma vaga aqui também, no meu lugar, na área da saúde, porque meu sonho é novamente estar exercendo minha profissão aqui no Brasil”, detalha Noemi.
Rotina de estudos
Assim como Noemi, Valdec Vilalba também se preparou para o concurso. Aos 40 anos, é a primeira vez que o agente dos Correios participa do CPNU e almeja uma vaga na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) ou Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
A rotina de preparação iniciou, em média, 6 meses antes da prova objetiva. Valdec seguia um cronograma de horários e se dedicava aos estudos cerca de 1h por dia, todos os dias.
“Não estou nervoso, é uma expectativa e é a primeira vez que eu estou acreditando. Montei um cronograma de estudos e me preparei nos tempos vagos, fui fiel ao cronograma de estudos”, explica. Além disso, o agente explica que seguiu todas as recomendações e conferiu previamente o local de prova e ensalamento.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.