Após acusações de fraude e perseguição política no concurso para rainha, princesa e madrinha do rodeio de Pedro Gomes, prefeitura do município descarta qualquer manipulação de resultados. O posicionamento ocorreu após candidatas afirmarem terem sido ‘injustamente desclassificadas’ – isso porque tem circulado mensagem questionando a participação de uma jovem visto que, na eleição anterior, apoiou o candidato rival ao Delegado Murilo, atual prefeito da cidade.
Em nota de esclarecimento, a Prefeitura de Pedro Gomes explica que o concurso foi criado com o propósito de ‘resgatar tradições, valorizar a cultura local e proporcionar um momento leve e divertido para a população’ depois de um ano sem o evento. Ainda, segundo posicionamento, as perguntas da prova foram simples e abertas, com o objetivo de extrair o amor, envolvimento e pertencimento das candidatas com o município.
O texto também destaca que não houve interferência política, perseguição ou manipulação de resultados. ‘A composição da banca comprova a isenção do processo, pois havia membros que, inclusive, foram adversários da atual gestão na época da disputa eleitoral. Entre as seis candidatas classificadas, também consta meninas que não tinham qualquer vínculo político com a administração municipal, o que demonstra a lisura do certame’.
Ainda, uma funcionária registrou boletim de ocorrência por difamação contra participante que afirma que servidora é responsável pela mensagem de texto que cita sua relação com candidato concorrente ao atual prefeito.
Divulgação de resultados
Com a divulgação dos resultados, a nota informa que surgiram dúvidas e o prefeito Delegado Murilo determinou a realização de uma reunião com a comissão organizadora, todas as candidatas, pais e responsáveis. ‘Durante o encontro, todas as provas foram disponibilizadas para conferência, e todas as dúvidas e questionamentos foram esclarecidos de forma transparente e respeitosa. O objetivo foi garantir que ninguém se sentisse prejudicado e reafirmar o compromisso da Prefeitura com a transparência e o diálogo’.
Além disso, o texto destaca que interpretações equivocadas surgiram devido a insatisfação de algumas participantes que não alcançaram a nota mínima. Segundo o prefeito Delegado Murilo, todas as etapas seguirão com transparência, respeito e responsabilidade. ‘Nosso objetivo sempre foi o de resgatar a alegria e a tradição do nosso rodeio. Nada foi feito com interesse político ou pessoal. Tudo foi conduzido com seriedade, diálogo e boa-fé, para o bem da nossa comunidade’.
Confira nota na íntegra:
O Concurso da Rainha do Rodeio de Pedro Gomes foi criado com o propósito de resgatar tradições, valorizar a cultura local e proporcionar um momento leve e divertido para a população pedrogomense. Após um ano sem o evento, a atual gestão decidiu retomar atividades que fortalecem o entretenimento, a participação popular e o orgulho de ser pedrogomense.
O concurso foi estruturado em duas etapas:
1ª etapa: uma prova dissertativa sobre conhecimento do município, suas tradições e cultura, aplicada no ato da inscrição;
2ª etapa: um desfile com as candidatas selecionadas na fase anterior, no qual serão escolhidas a Rainha, a Princesa e a Madrinha dos Peões.
A banca avaliadora foi formada por servidores municipais de diferentes setores, garantindo diversidade de opiniões e imparcialidade. As perguntas da primeira fase foram simples e abertas, buscando extrair das candidatas o amor, o envolvimento e o sentimento de pertencimento à cidade de Pedro Gomes. A intenção nunca foi penalizar erros de português, mas sim valorizar o patriotismo e o carinho das participantes pela cidade.
Em nenhum momento houve interferência política, perseguição ou manipulação de resultados. A composição da banca comprova a isenção do processo, pois havia membros que, inclusive, foram adversários da atual gestão na época da disputa eleitoral. Entre as seis candidatas classificadas, também consta meninas que não tinham qualquer vínculo político com a administração municipal, o que demonstra a lisura do certame.
Diante das dúvidas levantadas após a divulgação dos resultados da primeira etapa, o prefeito Delegado Murilo determinou a realização de uma reunião com todas as candidatas, pais e responsáveis pelas concorrentes, além da comissão organizadora. Durante o encontro, todas as provas foram disponibilizadas para conferência, e todas as dúvidas e questionamentos foram esclarecidos de forma transparente e respeitosa. O objetivo foi garantir que ninguém se sentisse prejudicado e reafirmar o compromisso da Prefeitura com a transparência e o diálogo.
Infelizmente, a insatisfação de algumas participantes que não alcançaram a nota mínima acabou gerando interpretações equivocadas, o que não reflete o verdadeiro espírito do evento. O concurso sempre teve como meta unir a comunidade, valorizar as jovens do município e celebrar o amor por Pedro Gomes, jamais criar divisões.
O prefeito Delegado Murilo reafirma que todas as etapas seguirão com responsabilidade, transparência e respeito. “Nosso objetivo sempre foi o de resgatar a alegria e a tradição do nosso rodeio. Nada foi feito com interesse político ou pessoal. Tudo foi conduzido com seriedade, diálogo e boa-fé, para o bem da nossa comunidade”, destacou o prefeito.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.