Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura notifica 1.314 casos de dengue em Dourados e faz alerta para moradores

Prefeitura diz que foram notificados 1.202 situações de chikungunya
Marcos Morandi -
Prefeitura intensifica fiscalizações (Foto: Reprodução, prefeitura)

A Secretaria de Saúde e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de emitiram um alerta urgente à população, diante do aumento significativo de casos de (1.314) e chikungunya (1.202) no município.

De acordo com o Boletim Epidemiológico de Arboviroses, referente à 40ª semana epidemiológica (de 28 de setembro a 4 de outubro), Dourados registrou 1.314 casos notificados de dengue, dos quais 159 foram confirmados, resultando em 2 óbitos e 34 internações. As faixas etárias mais afetadas pela dengue estão entre 10 e 49 anos, totalizando 101 registros.

A situação da chikungunya é ainda mais preocupante, com 1.202 casos notificados, 137 confirmados, 21 internações e 1 óbito. A Vigilância Epidemiológica destaca um crescimento expressivo em comparação com o mesmo período do ano passado.

 “O que tem preocupado nossa equipe é que, no ano passado, tínhamos 30 casos nesse período e agora já são 137 registros de chikungunya”, ressalta Devanildo de Souza Santos, gerente da Vigilância Epidemiológica de Dourados.

No cenário estadual, o já acumula 13.438 casos prováveis de dengue, com 8.172 confirmados e 18 óbitos. Para chikungunya, são 13.552 casos prováveis, 7.430 confirmados e 16 óbitos registrados em dez municípios.

Diante desse cenário, a Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação contra a dengue para a faixa etária de 10 a 14 anos, que concentra o maior número de hospitalizações pela doença.

 Em Dourados, mais de 6 mil crianças e adolescentes receberam as doses, alcançando uma cobertura de 31,83%. O imunizante está disponível em todas as unidades de saúde, e o esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

O CCZ também intensificou a fiscalização de imóveis, notificando 5.714 e emitindo 1.128 multas por descumprimento da legislação municipal que obriga a limpeza de quintais e terrenos baldios. A população pode colaborar denunciando imóveis com possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti pelo telefone ou WhatsApp (67) 2222-2074.

A Secretaria Municipal de Saúde reitera que, diante de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, manchas vermelhas ou náuseas, a recomendação é não se automedicar e procurar imediatamente uma unidade de saúde.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Rubio indicou María Corina Machado ao Prêmio Nobel da Paz antes de ser secretário de Trump

Homem inventou sequestro à polícia para enganar esposa após noitada no bar

‘Moreninha das Moreninhas’: Neta foi a 5ª moradora e hoje passa até 5 meses sem ir ao Centro

Dourados mantém coleta de lixo neste final de semana, mas ecopontos ficarão fechados

Notícias mais lidas agora

Corrupção em família: arquiteta recebeu R$ 474 mil em esquema de ex-vice-prefeito

VÍDEO mostra carro ao derrubar poste e ‘susto’ de motorista na Mato Grosso

Final da Supercopa em Campo Grande terá reencontro de Mayhara contra seu ex-clube

Deputado federal Vander Loubet é diagnosticado com câncer

Últimas Notícias

Cotidiano

Em MS, 34 mil lares deixam a insegurança alimentar, mas 25 mil ainda precisam cortar alimentos até das crianças

A insegurança alimentar ocorre quando uma família não tem acesso regular e suficiente a alimentos em quantidade e qualidade adequadas. Um lar é considerado em segurança alimentar quando seus moradores não passam fome nem vivem sob o medo de faltar comida. Em Mato Grosso do Sul, estima-se que 160 mil domicílios ainda enfrentem algum grau … Continued

Brasil

Estudante é suspeita de matar 10 cães para testar veneno antes de assassinar idoso com feijoada

Delegado do caso afirmou que a suspeita "sabia exatamente o que ia acontecer com as pessoas que consumiam"

Famosos

Vovó de segunda viagem! Nasce Zahara, a nova netinha de Joelma: ‘Princesa’

Filho de Joelma, Yago Matos anunciou a chegada de Zahara, sua primeira herdeira com Lorena Lopes

Cotidiano

MS pode ter tempestades com raios e granizo neste fim de semana; saiba como se proteger

A previsão para as regiões leste e norte de Mato Grosso do Sul é de pancadas de chuva superiores a 30 mm entre domingo (12) e segunda-feira