A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou a escala médica das unidades de saúde de Campo Grande para esta quarta-feira (13). Dessa forma, mais de 100 médicos estarão trabalhando nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde).
De manhã, são 56 clínicos gerais para atender adultos e 17 pediatras. A equipe disponível para atendimentos à tarde é de 57 médicos para adultos e 17 para o público infantil. Já no plantão noturno, a Sesau escalou 59 profissionais para atendimento de adultos e 26 para crianças.
Assim, os atendimentos ocorrem nas seguintes UPAs: Cel. Antonino, Vila Almeida, Universitário, Moreninha, Leblon e Santa Mônica. Os CRSs são: Aero Rancho, Coophavilla II, Nova Bahia e Tiradentes.
Conforme a Sesau, a equipe da escala médica realizará os atendimentos por ordem de chegada, mas dará prioridade conforme a classificação de risco dos pacientes.
UPA, CRS, UBS ou UBSF?
Em Campo Grande, existem quatro tipos de unidades de saúde, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), as UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família), as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e os CRSs (Centros Regionais de Saúde). Mas qual a diferença entre elas?
Nas unidades básicas de saúde e de saúde da família, o usuário recebe atendimento para problemas de saúde do dia-a-dia, consultas e exames de rotina, são chamadas unidades de atenção primária, os famosos postos de saúde.
Essas unidades funcionam em horários diferenciados, priorizaram o acolhimento, os indicadores em saúde, o agendamento diário e ampliação de procedimentos realizados nas unidades de saúde. Na atenção primeira, o objetivo é atender a população sem que haja necessidade de encaminhamento para hospitais.
Para os casos de urgências, como acidentes, infartos, AVCs, problemas inesperados ou de maior complexidade, que necessitem de atendimento imediato, o usuário deve procurar atendimento em uma das UPAs ou CRSs na cidade.
Confira a escala completa:

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***