Pular para o conteúdo
Cotidiano

Precisa de médico? Confira a escala plantonista de Campo Grande

Atendimento é feito por classificação de risco, de acordo com a Sesau
Karina Campos -
UPA
UPA Vila Almeida. (Divulgação/PMCG)

Precisa de médico? A (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou nesta quinta-feira (10) escala com mais de 60 profissionais em UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e CRSs (Centro Regional de Saúde).

Conforme o cronograma, há distribuição de profissionais em 10 unidades de saúde. Contudo, no período da manhã e tarde, pediatras estão disponíveis na , e no CRS Tiradentes.

O atendimento acontece por demanda espontânea, ou seja, por ordem de chegada, com prioridade de acordo com a classificação de risco.

Confira a escala:

UPA, CRS, UBS ou UBSF?

Quem nunca se viu perdido em meio aos serviços oferecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde)? Ou até mesmo não soube onde procurar ajuda por casos específicos e acabou se sentindo lesado por ir em um lugar onde não teve o problema resolvido? O Jornal Midiamax te explica como e onde pedir socorro na Capital.

Em , existem quatro tipos de unidades de saúde, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), as UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família), as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e as CRSs (Centros Regionais de Saúde). Mas qual a diferença entre elas?

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Nas unidades básicas de saúde e de saúde da família, o usuário recebe atendimento para problemas de saúde do dia-a-dia, consultas e exames de rotina, são chamadas unidades de atenção primária, os famosos postos de saúde.

Essas unidades funcionam em horários diferenciados, priorizaram o acolhimento, os indicadores em saúde, o agendamento diário e ampliação de procedimentos realizados nas unidades de saúde.

Na atenção primeira, o objetivo é atender a população sem que haja necessidade de encaminhamento para hospitais. Elas são a porta de entrada do SUS e geralmente estão localizados dentro dos bairros com uma abrangência limitada por região.

Os agendamentos de consultas são feitos de forma presencial em dias pré-determinados por cada unidade de saúde.

Urgência e emergência

Para os casos de urgências, como acidentes, infartos, AVC’s, problemas inesperados ou de maior complexidade, que necessitem de atendimento imediato, o usuário deve procurar atendimento em uma das UPAs ou CRSs na cidade.

O atendimento é determinado pela classificação de risco dividido por cores: azul, verde, amarelo e vermelho.

E como funciona essa classificação? De acordo com os sintomas relatadas na triagem, ou até mesmo, o estado em que o paciente chega na unidade vão determinar a classificação. O usuário com a classificação azul, é o que será atendido por ordem de chegada, situação não emergencial. A verde é o paciente que tem prioridade, geralmente idosos, gestantes, pacientes com sintomas mais preocupantes.

Na classificação amarela, ficam os usuários que precisam de atendimento rápido, mas não correm risco de morte. E a vermelha é para os pacientes graves.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Surto de sarampo em países vizinhos leva campo-grandense a esperar 2 horas por vacina

Discussão generalizada termina em tentativa de homicídio na Vila Popular

VÍDEO: motorista perde o controle e invade loja de roupas em Sidrolândia

Luso Queiroz

Ex-candidato a prefeito pelo PSOL se filia ao PT para disputar como deputado

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Filho de policial civil é morto em frente de conveniência no Nova Lima

calendário

Acabou a folga? Único feriado nacional de setembro cai em um domingo

João Pedro marca e Estêvão sai aplaudido de pé em triunfo do Chelsea sobre o Fulham

Últimas Notícias

Cotidiano

PRF flagra caminhoneiro com drogas para inibir sono após 19 horas seguidas dirigindo

Motorista percorreu 1.600 km em 19 horas, carregando 73 toneladas de minério, e portanto 'rebite', droga utilizada para ficar acordado

MidiaMAIS

Além de Ana Castela, Kaio e Gabriel, Eduardo Costa e Jads e Jadson são confirmados na Expogenética

Ana Castela foi a primeira confirmada na feira agropecuária, que acontece no final de outubro em Campo Grande

Le Blog Maria Antonia

Jay-Z lidera Forbes e se torna o artista mais rico da música em 2025

Jay-Z foi coroado pela Forbes como o músico mais rico do mundo em 2025, com uma fortuna estimada em US$ 2,5 bilhões. O rapper, produtor e empresário americano de 55 anos, cujo nome verdadeiro é Shawn Carter, superou todos os demais artistas do cenário musical global em termos de patrimônio acumulado. A publicação destacou que … Continued

Cotidiano

Prefeitura de Campo Grande não confirma ataque hacker e garante que dados estão seguros

Comunicado diz que sites 'fora do ar' são por instabilidade no acesso externo