Pular para o conteúdo
Cotidiano

Precisa de médico? Confira a escala de unidades de saúde de Campo Grande

Mais de 60 profissionais atuam em CRSs e UPAs nesta segunda-feira (13)
Karina Campos -
upa
Caso aconteceu na UPA Universitário (Foto: Arquivo, Midiamax)

A (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou a de unidades de saúde de nesta segunda-feira (13), com mais de 60 profissionais em UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e CRSs (Centro Regional de Saúde).

Conforme o cronograma, são 63 clínicos gerais e 18 pediatras no período da manhã, com atendimento infantil apenas na e Universitário. Já no período da tarde são 60 médicos para adultos e 13 para o público infantil. À noite são 62 clínicos gerais e 32 pediatras.

O atendimento acontece por demanda espontânea, ou seja, por ordem de chegada, com prioridade de acordo com a classificação de risco.

Confira a escala:

UPA, CRS, UBS ou UBSF?

Quem nunca se viu perdido em meio aos serviços oferecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde)? Ou até mesmo não soube onde procurar ajuda por casos específicos e acabou se sentindo lesado por ir em um lugar onde não teve o problema resolvido? O Jornal Midiamax te explica como e onde pedir socorro na Capital.

Em Campo Grande, existem quatro tipos de unidades de saúde, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), as UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família), as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e as CRSs (Centros Regionais de Saúde). Mas qual a diferença entre elas?

Nas unidades básicas de saúde e de saúde da família, o usuário recebe atendimento para problemas de saúde do dia-a-dia, consultas e exames de rotina, são chamadas unidades de atenção primária, os famosos postos de saúde.

Essas unidades funcionam em horários diferenciados, priorizaram o acolhimento, os indicadores em saúde, o agendamento diário e ampliação de procedimentos realizados nas unidades de saúde.

Na atenção primeira, o objetivo é atender a população sem que haja necessidade de encaminhamento para hospitais. Elas são a porta de entrada do SUS e geralmente estão localizados dentro dos bairros com uma abrangência limitada por região.

Os agendamentos de consultas são feitos de forma presencial em dias pré-determinados por cada unidade de saúde.

Urgência e emergência

Para os casos de urgências, como acidentes, infartos, AVC’s, problemas inesperados ou de maior complexidade, que necessitem de atendimento imediato, o usuário deve procurar atendimento em uma das UPAs ou CRSs na cidade.

O atendimento é determinado pela classificação de risco dividido por cores: azul, verde, amarelo e vermelho.

E como funciona essa classificação? De acordo com os sintomas relatadas na triagem, ou até mesmo, o estado em que o paciente chega na unidade vão determinar a classificação. O usuário com a classificação azul, é o que será atendido por ordem de chegada, situação não emergencial. A verde é o paciente que tem prioridade, geralmente idosos, gestantes, pacientes com sintomas mais preocupantes.

Na classificação amarela, ficam os usuários que precisam de atendimento rápido, mas não correm risco de morte. E a vermelha é para o paciente em estado grave, que necessita de atendimento imediato por estar em risco.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Rato’ escondeu latão com drogas e arma na casa de irmão após matar a tiros filho de policial 

camara

Após adiar, Câmara de Campo Grande vota vetos à LDO durante sessão desta terça-feira

Trama golpista: STF inicia julgamento de Bolsonaro e mais sete aliados

china

China usa políticas de Trump para criar nova frente com Índia e Rússia

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

Confira tudo o que se sabe sobre o julgamento de Bolsonaro que inicia nesta terça-feira

Conselho Tutelar tem 10 dias para explicar falhas ao atender Emanuelly em Campo Grande

Semana de Canonização: veja programação desta terça na Capela do Milagre em Campo Grande

Site da Assomasul apresenta instabilidade e fica fora do ar

Últimas Notícias

Polícia

Grupo que movimentou mais de R$ 7 milhões em tráfico é alvo da Polícia Federal em MS

Quatro estados e o Distrito Federal são alvos da ação

Política

Deputados votam projeto para aumentar valor de financiamento pela MSGás

Projeto foi votado em primeira discussão em 7 de agosto e retorna hoje à pauta

Transparência

Após relatos de haitiana, Justiça fiscaliza atendimento para refugiados e imigrantes em Dourados

A promotoria identificou que não foram executadas algumas ações previstas no plano de aplicação dos recursos devido a entraves licitatórios

Famosos

Entenda o real motivo por trás da saída de William Bonner do Jornal Nacional

William Bonner deu detalhes dos motivos que o levou a tomar a decisão de sair da bancada do Jornal Nacional após quase 30 anos