Uma frente fria que avança do Rio Grande do Sul a Mato Grosso do Sul deve derrubar as temperaturas mínimas no Estado ainda esta semana. Por isso, nesta quinta-feira (17), a Prefeitura de Campo Grande, por meio da SAS (Secretaria de Assistência Social e Cidadania), reativará o Ponto de Apoio para a população em situação de rua no Parque Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Assim como nas últimas etapas, o Ponto de Apoio será aberto às 18h, com encerramento às 6h de sexta-feira, apenas para pernoite. O objetivo é oferecer suporte às pessoas em situação de rua que recusam acolhimento permanente nas unidades da rede de assistência social.
Desde o início do projeto, iniciado em 28 de maio, 648 pessoas foram atendidas. Além disso, foram entregues 936 marmitas doadas por organizações parceiras e entidades religiosas. Caso a Defesa Civil Municipal amplie o alerta de queda de temperatura, as equipes da SAS manterão o espaço ativo.
Abordagem e atendimento
O trabalho de abordagem é reforçado com a entrega de cobertores e o mapeamento de pontos estratégicos, respeitando o direito de recusa dos indivíduos aos serviços oferecidos, conforme garantido pela Constituição Federal. A população também pode colaborar denunciando locais onde há pessoas em situação de rua pelos telefones 156, (67) 99660-6539 e 99660-1469.
Além disso, neste período, as equipes da Seas (Serviço Especializado em Abordagem Social) intensificam as ações, realizando abordagens 24h por dia, inclusive nos finais de semana e feriados, com foco na região central, viadutos, praças e outros espaços públicos onde a população em situação de rua costuma buscar abrigo.
Nas unidades de acolhimento, as pessoas atendidas recebem refeições diárias, alojamentos para grupos familiares, atendimento psicossocial e trabalhado integrado com outras políticas públicas. Já o Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) Realiza atendimentos técnicos, orientações e encaminhamentos, promovendo autonomia e proteção social aos usuários, além de fornecer acesso à higiene, alimentação e documentação civil, contribuindo para a reinserção social dessas pessoas.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***