Pular para o conteúdo
Cotidiano

Ponto de acolhimento em Campo Grande recebe 61 pessoas na 2ª noite de frio intenso

O Ponto de Apoio é montado com base nos alertas de frio intenso emitidos pela Defesa Civil, dessa forma, não deve abrir nesta quarta-feira (25)
Priscilla Peres -
Atendimento no Parque Ayrton Senna (Divulgação/Prefeitura)

Na segunda noite de frio intenso em , 61 pessoas buscaram abrigo no ponto de acolhimento montado no Parque Ayrton Senna. O número é menor em relação à noite anterior, quando mais de 70 pessoas foram dormir por lá.

Entre os atendimentos desta noite, estavam 55 homens e seis mulheres, segundo informação da SAS (Secretaria de e Cidadania). O atendimento noturno no Parque Ayrton Senna, em Campo Grande, oferece colchão e cobertas das 18h às 6h para pessoas em vulnerabilidade social.

A ação faz parte do projeto Inverno Acolhedor e busca oferecer suporte às pessoas que, por diferentes motivos, recusam os acolhimentos institucionais da SAS.

O Ponto de Apoio é montado com base nos alertas de frio intenso emitidos pela Defesa Civil, dessa forma, não deve abrir nesta quarta-feira (25).

Serviços oferecidos

O Ponto de Apoio conta com colchões, alimentação e entrega de agasalhos. Além disso, as equipes também preparam a estrutura para garantir o acolhimento de pets que acompanham essa população. No local, os animaizinhos recebem ração, coleiras e água.

Assim como na primeira edição do projeto, dessa vez, as pessoas que desejarem atendimento no Ponto de Apoio serão encaminhadas ao Parque pelas equipes do Centro POP, por meio de ônibus da SAS e pelos técnicos do Seas (Serviço Especializado em Abordagem Social), que fazem buscas ativas em regiões da Capital onde a população em situação de rua costuma se abrigar, além de atender denúncias da população. As pessoas também podem chegar de maneira espontânea ao Parque.

A população pode colaborar informando sobre pessoas em situação de vulnerabilidade expostas ao frio por meio dos telefones (67) 99660-6539 e 99660-1469, além do 156.

Centro POP

Durante os dias de funcionamento do Ponto de Apoio, o Centro POP realizará novamente um esquema especial de atendimento, já que, na primeira semana da ação, a maioria dos usuários que frequentam o espaço durante a semana aceitou o atendimento no Parque Ayrton Senna. Por isso, a equipe técnica estendeu o atendimento até as 20 horas, garantindo os encaminhamentos do serviço e o transporte até o ponto de apoio.

Com o encerramento do Ponto de Apoio às 6 horas, a população que pernoitar no Parque será encaminhada ao Centro POP para tomar café da manhã e dar continuidade ao atendimento psicossocial, se desejarem. O espaço oferece serviços essenciais a pessoas em situação de rua, operando de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

No local, os assistidos têm acesso a uma gama de serviços que visam promover sua dignidade e autonomia, como higiene pessoal, guarda de pertences, lavanderia, acesso a três refeições diárias, auxílio na regularização de documentos pessoais e atendimento técnico focado na construção de um Plano de Atendimento Individualizado. Além disso, são desenvolvidas atividades que estimulam o fortalecimento da autonomia, o protagonismo e a participação social dos indivíduos, como oficinas e atividades lúdicas.

A unidade fica na Rua Joel Dibo, 255, Centro.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem tem moto roubada por dupla armada no bairro Nova Lima

Em virada histórica, Brasil vence EUA pela Americup e está na final da maior competição de basquete das Américas

Vizinhos de apartamento saem na porrada dentro de elevador no Centro de Campo Grande

VÍDEO: Jovem mata homem com golpes de facão na cabeça no Taquarussu em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Filho de policial civil é morto em frente de conveniência no Nova Lima

calendário

Acabou a folga? Único feriado nacional de setembro cai em um domingo

Fora do amistoso da seleção, Vini Jr. marca gol e Real Madrid vence Mallorca de virada no Campeonato Espanhol

Últimas Notícias

Mundo

Sargento brasileiro que servia no Exército de Israel morre na Faixa de Gaza

Ariel pode ter morrido com tiro acidental de soldado aliado

Esportes

Cruzeiro vence São Paulo e assume a vice-liderança do Campeonato Brasileiro

Único gol da partida foi na cobrança de falta de Matheus Pereira

Polícia

Homem é espancado por grupo de 10 pessoas e tem corrente roubada na Chácara dos Poderes

Vítima reconheceu um dos agressores, sabe nome, telefone e até rede social dele

Esportes

Botafogo goleia Red Bull Bragantino por 4 a 1 no Rio de Janeiro e cola no G4

Com mais uma vitória, Alvinegro chega nas primeiras colocações do Brasileirão