Os participantes da PND (Prova Nacional Docente) 2025 que necessitam de atendimento especializado devem fazer a solicitação no momento da inscrição, disponível até sexta-feira (25), no Sistema PND. O resultado dos pedidos será divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), no dia 1° de agosto.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Ao solicitar o atendimento, o candidato deve informar as condições que motivam o pedido: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, diabetes, gestante, lactante, idoso, e/ou pessoa com outra condição específica.
Para que o pedido seja analisado e validado, o participante deve inserir um documento legível que comprove a condição declarada. Nele, deve conter, obrigatoriamente: nome completo do participante; diagnóstico com a descrição da condição que justifica a solicitação, podendo ser acompanhado do código da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), quando aplicável; assinatura e identificação do profissional responsável, com o respectivo registro no Conselho Regional de Medicina, no Ministério da Saúde ou em outro órgão competente.
Nome social
Já os candidatos que desejarem ser identificados pelo nome social devem cadastrá-lo previamente na Receita Federal. No momento da inscrição, é preciso selecionar a opção que indica o uso de nome social.
O nome informado será utilizado em todos os documentos e materiais administrativos relacionados à PND. Por isso, não será possível alterar essa informação diretamente no sistema de inscrição. Caso haja divergência, o participante deverá atualizar os dados na Receita Federal antes de concluir a inscrição.
Confira o cronograma

💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***