Era uma segunda-feira de agosto quando a reportagem saiu às ruas e perguntou às pessoas sobre as músicas que os faziam lembrar de Campo Grande. O percurso foi o mais clássico possível: pontos conhecidos da região central, como Praça Ary Coelho e Rua 14 de Julho. Foram abordadas pessoas de várias idades e perfis.
Entretanto, nenhum dos entrevistados soube dizer de cabeça uma música que mencionasse a Cidade Morena.
Talvez seja falta de memória, talvez seja pouco acesso de compositores locais às rádios, talvez não seja nada disso. O que sabemos é que, na cidade do sertanejo, Campo Grande se esconde como tema — pelo menos nas lembranças de quem mora aqui.
Mas não é por isso que a capital de Mato Grosso do Sul não tem uma playlist. Pelo contrário: a lista de músicas inspiradas por uma das mais jovens capitais brasileiras é significativa, diversa e até provocadora, por reunir diversos olhares sobre como seus compositores se relacionam com a Cidade Morena.
Nesta reportagem especial em comemoração aos 126 anos de Campo Grande, celebrado nesta terça-feira, 26 de agosto, o Jornal Midiamax mergulha na “grande várzea” de músicas que citam a capital na sua melodia, descrevendo suas paisagens, seu povo e cultura.
Chamamé de Délio e Delinha
Em nossa saga para saber dos campo-grandenses as canções que remetem a Campo Grande, o pipoqueiro Isac Barbosa, 58 anos, foi o único a elaborar uma resposta para o questionamento. Para ele, a dupla Délio e Delinha, famosa Dama do Rasqueado e seu parceiro, são os que mais representam a cidade quando o assunto é música.
“Quando falam em Campo Grande, vai logo pensar: Délio e Delinha. Fala do sol e da lua [na letra], já penso: ‘É de lá de Campo Grande'”, afirma. Isac refere-se à música “O Sol e a Lua“, da dupla. De fato, Délio e Delinha têm uma música escrita especialmente para a capital, e não é a mais famosa do casal. Intitulada “Campo Grande, Cidade Morena“, sua letra evoca a história e a identidade da cidade, algo observável no refrão: “Campo Grande, cidade altaneira. A tua bandeira prioriza a paz”.
A letra da música também se refere a José Antônio Pereira, fundador de Campo Grande. “Ficou na memória o homem disposto, que tornou em cidade os campos e matas na mais feliz data, 26 de agosto”, diz a melodia.

Músicas exaltam belezas e reafirmam identidade campo-grandense
Com o mesmo nome da canção de Délio e Delinha, a música de cantor Evan Souza também traduz as belezas e identidade da cidade. Em “Campo Grande, Cidade Morena“, o compositor descreve a natureza presente na região no refrão “vestida de verde, sob céu cor de anil, nasceu Campo Grande a mais linda cidade do meu Brasil”.
Outro ponto apontado na melodia é a hospitalidade do povo campo-grandense. “Campo Grande querida, de um povo acolhedor. Terra da esperança, onde se planta paz, carinho e amor”, diz trecho da música.
Bruna Campos é artista, sócio-proprietária da Rede Pura Editora e representante da UBC (União Brasileira de Compositores). À reportagem, ela detalhou que nas décadas de 70 e 80 — período de criação do Estado — houve um volume maior de produção musical que consolidasse a identidade da capital.
“Acredito que houve uma necessidade cultural de afirmar raízes. Campo Grande aparecia como porta de entrada para o Pantanal e como símbolo de um modo de vida simples, porém cheio de pertencimento”, explica.
Isso também pode explicar por que a maioria das composições que citam a cidade foi composta no século passado. Afinal, em contrapartida, o mercado musical dos dias atuais abordam temáticas mais voltadas a romances, festas e relações pessoais, e cada vez menos referências geográficas.
“Isso acontece por causa da disputa por espaços nas plataformas digitais, o que faz com que os artistas priorizem conteúdos que tenham apelo em todo o Brasil, não apenas localmente”, diz Bruna Campos.
A representante da UBC ainda recorda que em 1999, quando Campo Grande completava 100 anos, a prefeitura da época patrocinou um álbum duplo chamado “Campo Grande, 100 anos de Sucesso”, com várias músicas sobre a cidade. “Talvez se acontecessem mais como essas, teríamos um acervo maior, principalmente entre a nova geração”, defende.
Chamamé, Almir Sater e Michel Teló vêm à mente quando se fala na capital
Em uma nova tentativa de saber dos campo-grandenses quais músicas mais surgem à cabeça quando o assunto é a capital, o Jornal Midiamax criou uma enquete em suas redes sociais. Nela, surgiram diversos palpites, seja de gêneros musicais ou músicas específicas que falam de Campo Grande.
Entre as respostas, estão o chamamé, estilo musical bastante presente no Estado. A música “Campo Grande é Longe” foi uma das mais citadas entre os participantes da enquete. Além dela, “Apaixonado (Moreninha Linda)”; Soy El Chamamé; Chalana, com Almir Sater; e Serve um Tera, da banda Curimba, foram as outras elencadas.
As músicas do primeiro álbum do cantor Michel Teló também foram citadas, além da música Tereré na Guampa, com Maurício Picarelli.
“Campo Grande é longe, tô pegando ônibus pra te encontrar…”
Com refrão capaz de ‘colar’ na memória feito chiclete, a música “Campo Grande é Longe”, composta pela cantora sertaneja Janaynna Targino, já foi regravada por diversos artistas, entre eles a dupla Victor e Vinicius. A música já tocou em horário comercial da TV aberta, e talvez esse seja um dos fatos para ter ficado na memória dos campo-grandenses.
“Campo Grande é longe, tô pegando o ônibus pra te encontrar. Eu tô indo praí, a saudade bateu e até me fez chorar”, basta puxar um pouquinho do refrão e alguém certamente se junta para complementar.
Na plataforma YouTube, alguns vídeos da música alcançam cerca de 250 mil visualizações. Nos comentários de um deles, os fãs da canção não economizam nos elogios. “Música que até hoje representa a nossa capital”, diz um dos comentários.
Avenida Calógeras e Lago do Amor inspiraram músicas em Campo Grande
Não só de sertanejo e chamamé sobrevive o estilo musical de Campo Grande. Uma prova disso são as diversas bandas de rock que cativaram o público campo-grandense. Uma delas, “Os Impossíveis”, compôs duas músicas que citam locais emblemáticos da Cidade Morena.
“O Zumbi da Avenida Calógeras” e “O Monstro do Lago do Amor” misturam cenários reais com situações imaginárias. Joaquim Seabra, mais conhecido no meio musical como “Cebola”, é integrante da banda iniciada em 1993, em torno de duas paixões comuns entre os integrantes, o cinema e os quadrinhos. Ambas foram as inspirações para as duas músicas citadas acima.
“Adoramos histórias em quadrinhos e adoramos a sétima arte. Só que, em especial, a gente gostava muito dos filmes considerados classe B, que eram filmes de terror, coisas de monstros, alienígenas invadindo a Terra, aquela coisa toda. A gente tentou nessas duas composições, que ficaram com esses nomes pitorescos, encaixar nesse universo dos filmes B”, conta Cebola.
Logo que foram lançadas, as composições caíram no gosto dos fãs da banda, que já estava consolidada nos bares da cidade. “O pessoal já acompanhava, já lotavam os shows. E eram pessoas que também gostavam dessas coisas, então a recepção foi ótima. No primeiro show foi aquele espanto, no terceiro ou quarto já estavam cantando juntos”, afirma.
[vídeo – edição]
Mais canções que citam a capital
Após muito se debruçar nas pesquisas on-line, a reportagem conseguiu listar músicas de diferentes gêneros musicais que fazem alusão a Campo Grande. Aliás, a lista virou uma playlist no Spotify. Isso significa que você poderá escutar as canções citadas em qualquer lugar que estiver!
- Campo Grande ou Cuiabá – João Carreiro e Capataz
- Alô Campo Grande – Jads e Jadson
- De Campo Grande a Cuiabá – Jads e Jadson
- Campo Grande – Rolando Boldrin
- O Zumbi da Avenida Calógeras – Os Impossíveis
- O Monstro do Lago do Amor – Os Impossíveis
- Cidade Morena – Tonico e Tinoco
- Morena Amiga – Tetê Espíndola
- Mato Grande – Marina Peralta e Jerry Espíndola
- Campo Grande, Cidade Morena – Délio e Delinha
- Cidade Morena – Cartola
- Uma Polca para Morena – Irwing Ferreira
- Morena de Campo Grande – José Rico e Milionário
- Campo Grande – Sidney Barreto e Dino Franco (Junqueira)
- Mato Grosso está de Luto – Trio Parada Dura
- Flor de Mato Grosso do Sul – Délio e Delinha
- Campo Grande, Cidade morena – Evan Souza
- Vem pra Campo Grande – Jads e Jadson
- Terra do Tereré – Banda Elite
- Lugar Melhor que Campo Grande – Ricardo e Rangel
- Muié de Campo Grande – Marco Antonio e Gabriel
Conhece músicas que ficaram de fora? Avisa pra gente em nossas redes sociais!
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
(Revisão: Bianca Iglesias)