O HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados), filiado à Rede Ebserh, celebrou um marco histórico para a saúde pública da região ao realizar a primeira cirurgia bariátrica pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O procedimento aconteceu no final de semana.
Segundo a direção do hospital, uma nova perspectiva de vida para pacientes que aguardavam ansiosamente por essa oportunidade no município. A paciente pioneira, Cláudia Barros, que comemorou seus 45 anos nesta segunda-feira (1º), expressou sua emoção e gratidão.
“É a realização de um sonho! Não só em relação a emagrecer, mas em relação à saúde, porque a bariátrica vem para sanar as doenças que eu tenho, como pressão alta, diabetes, colesterol”.
Cláudia revelou que o acompanhamento médico no HU-UFGD, iniciado em 2017, foi fundamental para a realização da cirurgia.
“Eu faço acompanhamento com a endócrino daqui do HU mesmo, desde 2017. Antes um pouquinho da pandemia, a gente cogitou essa possibilidade de fazer a bariátrica”, comemora a paciente.
A equipe multidisciplinar do HU-UFGD/Ebserh, composta por médicos, psicólogos, nutricionistas e outros profissionais da saúde, desempenhou um papel crucial no sucesso do procedimento.
A psicóloga Maiara da Silva, que acompanhou Cláudia desde o início do processo, destacou a importância do cuidado integrado.
“Eu trabalho na clínica cirúrgica e faço o acompanhamento dos pacientes candidatos à cirurgia bariátrica no ambulatório. É muito importante esse trabalho, essa é a primeira paciente que estava apta a fazer a cirurgia”.
O cirurgião responsável, Marcos Alexandre de Souza, enfatizou o significado da cirurgia para Dourados e toda a macrorregião. “A importância dessa cirurgia aqui para Dourados e toda a macrorregião é que é uma grande conquista para a gente”, explica o médico.
O HU-UFGD/Ebserh planeja realizar cerca de 100 cirurgias bariátricas por ano, utilizando a técnica por videolaparoscopia, considerada menos invasiva. A expectativa é de que novos procedimentos sejam realizados ainda em setembro.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Bianca Iglesias)