Pular para o conteúdo
Cotidiano

Pioneirismo: Dourados realiza primeira intervenção bariátrica pelo SUS no HU-UFGD

Cirurgia aconteceu no último final de semana e marca uma perspectiva para pacientes da cidade
Marcos Morandi -
A paciente pioneira, Cláudia Barros, que comemorou seus 45 anos com a cirurgia (Foto: Reprodução, HU-UFGD)

O (Hospital Universitário da Federal da Grande ), filiado à Rede Ebserh, celebrou um marco histórico para a saúde pública da região ao realizar a primeira cirurgia bariátrica pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O procedimento aconteceu no final de semana.

Segundo a direção do hospital, uma nova perspectiva de vida para pacientes que aguardavam ansiosamente por essa oportunidade no município. A paciente pioneira, Cláudia Barros, que comemorou seus 45 anos nesta segunda-feira (1º), expressou sua emoção e gratidão.

“É a realização de um sonho! Não só em relação a emagrecer, mas em relação à saúde, porque a bariátrica vem para sanar as doenças que eu tenho, como pressão alta, diabetes, colesterol”.

Cláudia revelou que o acompanhamento médico no HU-, iniciado em 2017, foi fundamental para a realização da cirurgia.

 “Eu faço acompanhamento com a endócrino daqui do HU mesmo, desde 2017. Antes um pouquinho da pandemia, a gente cogitou essa possibilidade de fazer a bariátrica”, comemora a paciente.

A equipe multidisciplinar do HU-UFGD/Ebserh, composta por médicos, psicólogos, nutricionistas e outros profissionais da saúde, desempenhou um papel crucial no sucesso do procedimento.

A psicóloga Maiara da Silva, que acompanhou Cláudia desde o início do processo, destacou a importância do cuidado integrado.

“Eu trabalho na clínica cirúrgica e faço o acompanhamento dos pacientes candidatos à cirurgia bariátrica no ambulatório. É muito importante esse trabalho, essa é a primeira paciente que estava apta a fazer a cirurgia”.

O cirurgião responsável, Marcos Alexandre de Souza, enfatizou o significado da cirurgia para Dourados e toda a macrorregião. “A importância dessa cirurgia aqui para Dourados e toda a macrorregião é que é uma grande conquista para a gente”, explica o médico.

O HU-UFGD/Ebserh planeja realizar cerca de 100 cirurgias bariátricas por ano, utilizando a técnica por videolaparoscopia, considerada menos invasiva. A expectativa é de que novos procedimentos sejam realizados ainda em setembro.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Coxim marca 39ºC e fica entre as cidades mais quentes e com menor umidade do país

senadores de ms

Senado aprova redução de inelegibilidade; confira como votou a bancada de MS

Resumo: 1º dia do julgamento de Bolsonaro tem Moraes defendendo soberania e lista de evidências de Gonet

Suspeito de espancar homem em situação de rua até a morte é preso em Três Lagoas

Notícias mais lidas agora

Em Nova Alvorada, promotor do MPMS é alvo de denúncia por suspeita de ‘aliviar’ para prefeito

Juíza condena sete por caso de roubo de propina flagrada na Vostok

tereza rueda

União Progressista anuncia saída da base de Lula em coletiva com Rueda e Tereza Cristina

Cármen Lúcia repreende advogado por ‘confusão’ sobre voto impresso e voto auditável

Últimas Notícias

Cotidiano

Pantanal tem menor índice de queimadas entre os biomas em dados anuais

Segundo o Inpe, bioma registra apenas 0,4% dos focos de incêndio em todo o território nacional

Polícia

Homem é preso suspeito de estuprar adolescente de 11 anos que estava ‘desaparecido’ em Campo Grande

O homem conquistava os menores oferecendo bebidas, comidas, videogame e piscina

Cotidiano

Caso Emanuelly reacende debate e divide opiniões sobre redução da maioridade penal 

O Jornal Midiamax foi até as ruas ouvir a opinião dos leitores, além de trazer a visão de especialista sobre o assunto

Política

Para Rose, saída do União Progressista da base do PT é ‘natural’ com projeto presidencial

Integrante da federação, União Brasil tem pré-candidato à presidência confirmado